Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Oitava Edição do LiteraCaxias traz lançamento de antologia Girl Power

A Oitava Edição do LiteraCaxias se aproxima e, com ela, o lançamento de uma antologia organizada pela escritora, colunista e antologista Vanessa Nunes. O livro promete trazer mulheres que inspiram,  que vão te fazer refletir sobre a força feminina em várias escalas. "Você não será mais a mesma pessoa após ler esta antologia", disse a organizadora. Ficou curiosa (o)? Conversamos sobre Mulherão da Porra (Rico Editora) nesta entrevista! 


Sexo frágil é o c@r#lho

Ah, as mulheres... Sejam elas históricas, vizinhas ou aquelas que fizeram valer a sua presença em meio a sociedade e deixaram o seu legado até os dias de hoje. Nesta antologia, encontraremos personagens inspiradoras em suas trajetórias, que mostram que nós mulheres podemos ser independentes e atingimos sucesso a partir de nossos próprios esforços.

PUB: Oi Vanessa! 
O lançamento de Mulherão da Porra está se aproximando, parabéns! Já estamos ansiosas (o)! Conta para gente, como surgiu o projeto?

V: O Mulherão surgiu em uma conversa num grupo de Whatsapp. Onde estávamos discutindo sobre política e um autor disse que somos o sexo frágil por isso merecíamos ganhar menos do que os homens. Surgiu uma revolução a partir daí. Por isso, o sub título é sexo frágil é o caralho. 
Nós mulheres, ao longo dos anos aprendemos a ser fortes, independentes, corajosas. Independente de cada situação, cada lar. Nos construímos e reconstruímos todos os dias. Muitas vezes porque nossa vida nos obriga a isso. 

PUB: A proposta de reunir contos por si só já é uma tarefa difícil, ainda tem a questão da temática, onde se costura personagens fortes numa grande rede de representatividade. Queremos saber: como foi selecionar as histórias que compõe o livro?

V: Te confesso que ler alguns destes contos me fez ver a vida por outra perspectiva. Tem histórias de todo o tipo. Da dona Iza que é uma lavadora de roupas até uma bruxa que constrói um reino. Tem de Elizabeth Bathory a uma senhora que é traída pelo marido, mas o aceita de volta e vivem felizes para sempre. A meu ver, ser um mulherão da porra consiste em ser você mesma, independente da situação. Todas nós somos mulheres fortes, quando não nascemos assim, nos tornamos ao longo da vida. Temos de mulheres históricas aquelas vizinhas de porta. Por isso esta antologia é tão fantástica. 

PUB: Hoje em dia falar em empoderamento feminino é levantar mais uma bandeira contra o privilégio social que historicamente afeta a vida de milhares de mulheres, mas, também, se trata de falar de amor próprio quando lutamos para não nos calarmos mais. Como foi trabalhar com essa realidade?

V: Eu acredito que empoderamento feminino é para cada uma de nós uma realidade diferente e não tem o mesmo significado para todas.
Porque somos diferentes com pensamentos e atitudes diferentes. Cada uma a seu jeito. Cada uma a sua maneira. Construindo, ou tentando o que é melhor para si. 
O fato é que a realidade feminina não é nada fácil. Enquanto várias de nós se levantam e lutam por um mundo onde podemos deixar de ser o sexo frágil, várias outras ainda tem em mente que devemos ser submissas e aceitar o que nos e imposto, e viver à sombra de homens como vivíamos lá atrás, onde homens andavam com tacapes levando suas mulheres pelos cabelos. O fato é que o mundo mudou, e nós mulheres mudamos com ele.

PUB: Como autora e antologista, como você definiria Mulherão da Porra na sua vida?

V: Eu acho que diria que é um divisor de águas. Você não será mais a mesma pessoa após ler esta antologia. Acredito que todos somos um pouco destas personagens. E elas são um pouco de cada uma de nós. 
Mas ela não é uma antologia para ler em uma sentada só, algumas destas histórias são reais. São tão fortes que você vai precisar pausar para respirar. E eu não trocaria esta lição de vida por nada.

PUB: O lançamento será durante a 8ª edição do LiteraCaxias, qual a expectativa para o evento?

V: Eu espero de verdade que cada uma destas histórias chegue ao coração de cada pessoa. Homens e mulheres. Que nós saibamos ser mulheres da porra, e que os homens cresçam e aprendam a lidar com tantos mulherões que encontramos todos os dias.

PUB: Vanessa, agradecemos pela oportunidade e foi um prazer conversar com você! Deixe uma mensagem para seus leitores e para aqueles que acompanham a Publiquei. Até a próxima!

V: Oi gente.
Espero que eu não tenha sido muito chata nas respostas e que vocês ainda estejam lendo (rs).
Com licença a vocês, mas antes de tudo, meu recado vai para autores, como eu.


Eu, como muitos autores iniciantes pensei milhares de vezes em desistir. Tantas que teria vergonha em confessar até para mim mesma. Mas sabe, eu descobri o que fazer para me reerguer, um motivo (ou vários), para continuar. E descobri que organizando antologias eu me sinto verdadeiramente realizada. É algo que eu gosto de fazer.
Gosto de saber que ajudo autores iniciantes, que assim como eu encontram tantas dificuldades de inicio de carreira, que pensam que não são bons, ou não são suficientes. Porque por mais que sejamos best sellers, nossos escritos sempre serão uma droga para nós mesmos.
Se tiverem alguma duvida, se eu puder ajudar, podem me procurar. Seja para as minhas antologias, ou não. Nós precisamos nos unir. Autores e leitores. Sempre.

E muito obrigada gente, de verdade.
Há pouco mais de um ano, eu nem pensava em escrever, olha onde eu estou, onde cheguei. Uma leitora que virou resenhista de blog, que depois começou a escrever e hoje torna-se editora. Sonhos são reais, basta você focar neles e não desistir. 
Busque uma meta e vá atrás dela. Lute pelo que quer, lembrando-se sempre de que colhemos aquilo que plantamos. E eu acredito verdadeiramente nisso. 
Plante o bem, semeie o bem e o resto vem.
Beijo grande. E até a próxima.


O LiteraCaxias 8ª edição vai acontecer nos dias 23 e 24 de março, na Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, centro de Duque de Caxias. Das 14hrs às 18hrs.

Saiba mais sobre o evento acessando: https://www.facebook.com/events/2112472495442935/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas