Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Wattys - saiba tudo sobre o prêmio do Wattpad


Dá para ver que eu sou fã do Wattpad, né? Já escrevi por aqui sobre livros que considero imperdíveis na plataforma e, hoje, vamos conversar sobre o maior prêmio que rola nesse lindo local. O Wattys é um dos maiores prêmios da literatura online e acontece e premia obras do Wattpad Brasil desde 2015. Sua concorrência e magnitude foi aumentando no decorrer dos anos e o concurso para premiar as melhores obras desse ano já está aberto.

Por isso, é mais do que hora de todo mundo conhecer o "Oscar" da literatura. Cola com a gente e termine de ler esse artigo para saber tudo sobre a premiação! Ainda dá tempo de participar :)

Em 2015 foram mais de 75 mil histórias inscritas.
Em 2016 foram mais de 100 mil histórias inscritas.
Em 2017 foram mais de 280 mil histórias inscritas.
Dá para imaginar o que vem por aí em 2018, né?

A edição de 2018 tem 12 categorias de premiação que buscam reconhecer a diversidade de histórias e escritores no Wattpad. Depois desses anos de premiação, sinto que as categorias esse ano estão mais inclusivas, com categorias específicas para fanfics e poesias, por exemplo.

Para participar e concorrer a história precisa seguir alguns critérios de elegibilidade: 

  • Para concorrer, a história precisa ter sido escrita em 2018 ou ter, no mínimo, 5 capítulos publicados depois de 2 de Agosto de 2017. Outra opção é que ela já esteja marcada como concluída (desde que tenha sido marcada como concluída depois do dia 2 de Agosto de 2017), independente da quantidade de capítulos.
  • É possível inscrever mais de uma história, histórias escritas em parceria, histórias adultas, histórias em quadrinho, poesias, obras de não-ficção, fanfic e antologias.
  • Se você já ganhou um Wattys, é possível concorrer mesmo assim - mas não com a mesma história! Se você inscreveu uma história no Wattys do ano passado e ela não ganhou, mas tem os critérios para participar do desse ano, também pode inscrevê-la!
  • Lembrando que só podem ser inscritas histórias nos idiomas aceitos (inglês, francês, italiano, alemão, espanhol, turco, português, filipino, indonésio e malaio).
  • A idade mínima do escritor é de 13 anos, mas caso seja menor de idade, será necessário autorização paterna para coletar o prêmio.
Sim! Esse ano teremos prêmios! Acho que essa é uma das maiores novidades do prêmio desse ano. Os prêmios variam entre longlist, shortlist e vencedores, então corre aqui nesse link para saber os detalhes.

E como é o processo de julgamento?Especialistas em conteúdo fazem um julgamento das histórias cadastradas e os vencedores são selecionados em base em análise de dados e julgamento editorial. 

E como participar?Depois de ter certeza que sua história está dentro dos critérios do concurso, é só adicionar a tag #Wattys2018 no seu livro.
As inscrições se encerram em 1º de Agosto, então CORRE!

Resultados
Final de Agosto: revelação da longlist
Meio de Setembro: revelação da shortlist
Final de Setembro: revelação dos vencedores

Eu participei de todos os anos - e ganhei em todos eles! Esse ano não vou ficar de fora, né? Torcendo pelo meu tetra campeonato. Espero vocês lá!

Um comentário:

  1. O Wattpad bem que pode permitir aos usuários inscritos em seus prêmios editarem as histórias antes de os concursos se concluírem... basta que a Equipe do Wattpad passe a adotar de vez o mecanismo de disponibilizar o histórico de edições para ser exibido, além de adicionar a palavra 'Editado' onde tiver havido edições após a postagem original!

    Eu mesmo inscrevi uma de minhas histórias, que é a do livro "Confusões Conjuntas: A Grande Viagem (Versão Estendida)"... e, depois que já postei, percebi que, por distração, incluí erros de digitação, de idioma e de informação... daí, preciso esperar até acabar de vez o concurso para rever tudo lá! Bem injusto... não é verdade? Mas paciência... a vida tem dessas coisas mesmo no caso!

    ResponderExcluir

Páginas