Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Lançamento de Corações Quebrados, novo romance de Sofia Silva | The Gift Day


Todos estão aguardando o The Gift Day, que acontece no próximo dia 9/12 (domingo) no Rio de Janeiro. E entre o aguardado time de autores que estará no evento, teremos a presença da autora portuguesa Sofia Silva.

                                                           Sofia Silva


Nascida em Vila Nova de Gaia, Portugal. É licenciada em Ensino Básico (1º Ciclo) pela Universidade de Aveiro.
Amante de literatura, em especial poesia e, nela, de Pablo Neruda. Sempre gostou dos sentimentos contidos nas palavras e do poder que exercem sobre os leitores. Ávida devoradora de romances, com predileção pelos dramáticos de final feliz, desde jovem participa ativamente do meio literário.
Em Dezembro de 2014, iniciou-se na ficção através da plataforma Wattpad com a Série Quebrados, cujo foco são histórias sobre violência doméstica, deficiência físico e abuso sexual.
Com mais de 1 milhão de leituras e o apoio fervoroso de leitoras brasileiras, publicou, dois anos depois, o seu primeiro livro na Amazon, Sorrisos Quebrados, atingindo o top 10 de vendas em ebook no Brasil.
Para o futuro, deseja continuar a dar voz aos problemas da sociedade através de personagens que ultrapassam inúmeros obstáculos e merecem ser felizes.

A Publiquei conversou com a escritora em exclusividade, falando sobre seu novo lançamento (Corações Quebrados) e a volta ao Brasil para rever as fãs brasileiras. Olha como foi:

PUB: Oi Sofia!
Sorrisos Quebrados teve seu início na plataforma Wattpad, um site de autopublicação que tem lançado muitos autores e dando visibilidade a histórias, antes, deixadas na gaveta. Como se deu essa migração do seu livro da versão online para a física?

SOFIA: Olá e obrigada pelo convite.
Na realidade, eu comecei no wattpad com CORAÇÕES QUEBRADOS, mas isso daria uma longa história. Vamos resumir.
Em 2014, há precisamente 4 anos, comecei a escrever o livro que lançarei agora – CORAÇÕES QUEBRADOS – com apenas 5 leitores e sem qualquer objetivo. Na verdade, nem conhecia o mercado digital brasileiro visto não haver Amazon em Portugal e os ebooks que comprava era sempre em inglês.
Continuando, eu fui publicando por capítulos CORAÇÕES QUEBRADOS no wattpad e os leitores do Brasil começaram a ler a história, tornando-a um sucesso na plataforma.  CORAÇÕES QUEBRADOS chegou a ser nomeado para prêmios de blogues e grupos dedicados ao wattpad, consolidando o seu exito. Desse modo, escrevi mais livros no wattpad até que em 2016, e devido a um bloqueio de escrita da história que estava a ser publicada na plataforma, resolvi escrever um conto intitulado SORRISOS QUEBRADOS. O conto seria curto, mas logo no prólogo as minhas leitoras amaram e pediram mais e mais. Criaram a hashtag #Sómaisumcapítulo e assim nasceu SORRISOS QUEBRADOS. 
Passar da plataforma wattpad para ebook foi algo que fiz também a pedido de leitoras que diziam que no Brasil a Amazon era bem conhecida. Lancei em dezembro de 2016 e em poucas horas estava em 4º lugar no raking, algo completamente surreal sendo eu portuguesa e tendo lançado pela Amazon.com.
Com o passar de dois meses, SORRISOS QUEBRADOS continuava no ranking dos ebooks mais lidos e vendidos; os leitores brasileiros fizeram campanha de lançamento e as resenhas eram positivas. Tudo isto chamou a atenção de editoras brasileiras, a Valentina surgiu numa proposta maravilhosa e aceitei.
Nada aconteceu premeditado ou pensado, mas consequência de leitores que foram e são fiéis a uma série.

PUB: Ainda falando sobre o Wattpad como ferramenta, de que forma você definiria sua experiência no site?

SOFIA: Maravilhosa.
O wattpad é um mundo à parte. Cada pessoa pode escrever como e quando quer. Existe uma liberdade de expressão. Tanto pode estar lá aquele jovem que só quer escrever algo para descontrair, como o que sonha ser o novo Fernando Pessoa.
Para mim, será uma plataforma que recorrerei mais vezes devido à proximidade que oferece entre autor e leitor. Algo que eu adoro.

PUB: Sabemos que Sorrisos Quebrados é o primeiro da série Quebrados, onde cada um dos quatro livros pode ser lido separadamente. A ideia de ambientar os quatro enredos na clínica esteve clara para você desde o começo?

SOFIA: Não e sim. Vou explicar.
Quando comecei eu só tinha ideia de escrever CORAÇÕES QUEBRADOS. Nunca me passara pela cabeça que uma obra minha fizesse sucesso no wattpad, mas a partir do momento em que os leitores se foram interessando eu sabia que aquela clínica seria a personagem principal da série. Delineei todas as histórias com a ela em mente. Ela é o centro de tudo. Nela os casais conhecem-se, vivem, apaixonam-se, matam-se e, por fim, mas o mais importante: sentem-se em casa.
Eu queria humanizar as pessoas que vivem em lugares onde a maior parte da sociedade rotula como “maluquinhos”, “doidos”. Que vissem que dentro delas, existem pessoas com sentimentos, dores e sonhos como todos os outros.

PUB: A temática de seu primeiro livro trata de traumas, é um olhar voltado para a superação, para o outro lado do amor, para pessoas que se ajudam num ambiente clínico. Pensando em quando você escrevia a história de Paola e Andre, como você recebe o feedback dos leitores referente a esses temas?

SOFIA: Todos os dias eu sou marcada em alguma publicação, principalmente no Instagram onde o mundo literário está ao rubro, e quase todas as pessoas referem a Paola e a sua força e isso deixa-me feliz. Quando escrevia Sorrisos Quebrados, e ainda agora, eu leio muitas notícias sobre violência doméstica e é inacreditável as críticas às vítimas. Com Sorrisos Quebrados eu recebo inúmeros elogios à forma peculiar dela ver o mundo e encarar as suas fraquezas e poder.  O feedback é bastante positivo porque os leitores conseguem ver os vários lados do abuso e isso ajuda-os a entenderem melhor os temas e serem menos críticos. Por vezes só precisamos conhecer mais e deixa-me feliz que o livro proporcione isso aos leitores: ver o outro lado da dor.

PUB: O livro dois, Corações Quebrados, vem tratar de depressão, luto e deficiência física. Qual palavra você usaria para descrever o que a história de Emília e Diogo representa para você e o que os leitores podem esperar deles?

SOFIA: Empatia. 
CORAÇÕES QUEBRADOS foi escrito com base em conversas com a minha avó Emília e pela sua própria deficiência, embora pequena, mas existente. Além disso, sou professora e lidei dentro e fora da sala de aula com crianças com deficiência, vítimas de bullying e todo o tipo de personalidades.
Em CQ o leitor vai ver duas pessoas a encararem a morte de maneira diferente. Duas visões sobre recomeçar a viver quando não temos onde nos agarrarmos. O Diogo é humor, mar revolto e força. A Emília é tristeza e fragilidade. É um livro onde eu desejo que o leitor compreenda que nem todos somos iguais e que não faz mal estar mal – redundância necessária – mas que precisamos acreditar que poderemos ficar melhor.
Empatia para aceitar que a Emília não consegue avançar e não há problema porque cair faz parte de viver e a depressão é real e dolorosa.

PUB: Como autora portuguesa, como é estar no Brasil novamente? Quais suas expectativas para o The Gift Day?

SOFIA: É ótimo. Eu tive uma experiência maravilhosa em 2017. Foi surpreendente ver o calor humano que o público brasileiro tem. É algo único e inesquecível. Fui mais abraçada naquela semana do que na vida inteira, pois os brasileiros amam abraçar ( e eu adoro receber).
Sobre o TGD, estou ansiosa por estar num evento amplamente elogiado e que tenho visto de perto como está a ser preparado. Há um empenho e carinho puros da organização em proporcionar um dia encantador para autores e leitores e isso é que todos querem.
Ansiosa por reencontrar leitores e conhecer novos.

PUB: Sofia, desde já gostaríamos de agradecer pela entrevista e desejar ainda mais sucesso! Deixe uma mensagem para os leitores da Publiquei e para os que acompanham o seu trabalho!

SOFIA: Obrigada pelo convite.
Para os meus leitores: Preparem-se para, além de CQ, mais um livro dos Quebrados em 2019 (sai na Bienal do Rio), um livro pelo The Gift Box e um livro meu que vai arrancar lágrimas… já já no primeiro trimestre de 2019.
Obrigada por me acompanharem nesta viagem pelo mundo encantado da literatura.
Um beijo enorme.

Paola
Perante Deus, o meu marido prometeu me amar.
Cuidar de mim. Ser meu amigo. 
Perante todos, disse que me amava. Que íamos ser felizes. 
Viver para sempre juntos. 
Mentiu em tudo. 
Até que um dia, perante mim, ele disse que ia me matar. E não mentiu.
A partir desse dia vivi escondida no meu mundo, até o André aparecer.

André
Não procurava nada. Não queria ninguém.
Não depois de tudo que vivi.
O meu coração estava escondido na escuridão, até a Paola surgir com as suas cores, pintando a minha vida.

Sorrisos Quebrados é um romance colorido entre duas pessoas Quebradas por relacionamentos passados. Uma história de superação dos próprios medos e promessas


CORAÇÕES QUEBRADOS aborda a depressão, o luto e a deficiência física.
Entre as dores da perda e a incapacidade de seguir em frente, Emília vive os seus dias numa clínica. Está estagnada. É nesse inferno pessoal que ela conhecerá Diogo, alguém que também foi vitimado por uma tragédia.

Será que é possível dois corações quebrados encontrarem a felicidade?
Numa sociedade onde a nossa aparência continua a valer mais do que a essência, é difícil continuar a jornada da vida quando tudo nos é arrancado.
Passamos os dias a olhar a capa das pessoas. Julgamos sem compreender que nunca conheceremos totalmente uma história sem ler cada página. Sem compreender o seu início, meio e fim.
Duas pessoas fisicamente distantes.
Dois corações quebrados pela vida.
Dois sotaques que se misturam entre a dor, o riso e o amor.
Por isso, olhem sim a capa de cada pessoa, mas virem a página.



O The Gift Day acontece no dia 9 de Dezembro, no Rio de Janeiro!

Os ingressos estão sendo vendidos pelo site: https://www.even3.com.br/thegiftday

Confirme presença: https://www.facebook.com/events/564906833947461/

Acesse a página da The Gift Box para mais detalhes: facebook.com/thegiftboxbr


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas