Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Receita do dia: como ser escritor (a)


É normal nos depararmos com perguntas similares as "o que você aconselha ao escritor que está começando?" ou "como você conseguiu?" em entrevistas e eventos literários. Não estou dizendo que não se deve perguntar (é importante se inspirar), mas estive pensando em como, muitas vezes, esperamos respostas prontas e que nos levem direto ao sucesso. Não só quando se fala em ser escritor, mas em várias áreas; queremos o caminho que fulano conseguiu, pois deve ser mais fácil... quem disse?


De certo modo, alguns esperam uma "receita de bolo", o passo a passo que deve seguir para construir sua carreira. Só que quando falamos em literatura, principalmente em nosso país, você já deve começar sabendo que mesmo se seguir as dicas de Stephen King (Sobre a escrita) você pode não alcançar o sonhado lugar de autor best-seller. Como assim? Simples: é de você que estamos falando, não do Stephen King. 
Cada um precisa lidar com as oportunidades que surgir ao seu modo, e o que deu certo com um pode não servir para outro. Manuais, fóruns, cursos... nos possibilitam dicas valiosas, mas a forma como as colocamos em prática é que muda tudo. Estude, se atualize, tente.
Então, me desculpe, mas nada de receitas. O que eu posso te dizer é: faça por amor (não espere fama e dinheiro na conta - você pode conseguir, claro, mas é passo de formiguinha!), escreva o que gostaria de ler, se dedique, seja um diferencial e nunca, nunca pare de ler e escrever se é realmente isso o que deseja. O mercado editorial é injusto, várias coisas vão acontecer para que você desanime, é preciso saber onde está pisando, antes de qualquer coisa. E divirta-se.

Quando pensei neste post veio logo em mente um flyer que ganhei num evento, não lembro qual, de um livro da editora Paulinas: Poesia dos pés à cabeça, do autor Adriano Bitarães. Eu posso não ter a receita do bolo, mas trouxe um outro tipo de "receita" que tem tudo a ver com o que conversamos aqui, que é um trechinho do livro que citei.

MEDICAMENTO LIVRO

"Uso adulto e pediátrico

Composição:
Cada milímetro de página contém:
100% de informação;
100% de cultura;
100% de prazer;
e outros tantos % de sentimentos que serão despertados em você.

Informações ao paciente:
Livro é um antiburricida muito eficiente no tratamento de pessoas que sofrem de infecções e lesões do saber. Também atua em pacientes que possuem atrofia emotiva ou problemas no sistema imunológico-existencial, ou seja, gente angustiada, depressiva, suicida e coisa e tal. Mas é bom alertar: para que sua ação seja efetiva, é preciso o uso constante e prolongado do medicamento, o que deve ser feito desde a infância até o derradeiro momento.

Indicações:
Livro age contra algumas doenças muito graves e até mesmo fatais, como preguicite, televisite, idiotice, angustite, analfabetite, internetite, futiloidite, inculturite... e tantas outras... Acredite!

Posologia: 
Procure um ambiente bem agradável; de preferência, silencioso e confortável. Em seguida, comece a aplicar o medicamento, percebendo as melhoras que ele exerce em você. Utilize-o com prazer e emoção, pois a única contraindicação deste produto é a de que ele não seja empregado por obrigação.

Cuidados com o medicamento:
Manter em local fresco e seco, para não mofar, e bem próximo do convívio humano, para evitar que as traças tracem o saber que deveria ser traçado por você." 

Ah! Desse remédio a gente não enjoa, não é?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas