Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Conceição Evaristo, Eliane Ales Cruz, Giovana Xavier e Cidinha da Silva na Bienal do Rio 2019 | Editora Malê

Algumas autoras da editora Malê estarão presentes na próxima edição da Bienal Internacional do Livro conversando sobre diversos temas com outros convidados na programação oficial do evento.



Conceição Evaristo


Maria da Conceição Evaristo de Brito nasceu em Belo Horizonte, em 1946. De origem humilde, migrou para o Rio de Janeiro na década de 1970. Graduada em Letras pela UFRJ, trabalhou como professora da rede pública de ensino da capital fluminense. É Mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro, com a dissertação Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade (1996), e Doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense, com a tese Poemas malungos, cânticos irmãos (2011), na qual estuda as obras poéticas dos afro-brasileiros Nei Lopes e Edimilson de Almeida Pereira em confronto com a do angolano Agostinho Neto. Autora de Olhos D'água, Histórias de Leves Enganos e Parecenças, Insubmissas Lágrimas de Mulheres e outros livros.



07/09/2019, 15h

Mesa: Livro de Cabeceira
Fabricio Carpinejar
Conceição Evaristo
Ryane Leão
Eliana Alves Cruz
Geovani Martins
Ana Paula Lisboa (mediadora)



Giovana Xavier


Nascida e criada em bairros do subúrbio do Rio de Janeiro, Giovana Xavier é uma professora universitária negra e doutora em história social. Em 2013, quando participou de um evento que comparava a escravidão no Brasil e na Rússia, ficou muito incomodada com o fato de haver apenas uma historiadora negra na mesa de discussão. O desconforto a impulsionou a criar vários projetos: É idealizadora do grupo de estudos e pesquisas Intelectuais Negras, que virou disciplina eletiva na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela qual já passaram cerca de 500 estudantes nos últimos três anos. Em 2017, organizou o catálogo “Intelectuais Negras Visíveis”, que elenca 181 profissionais mulheres negras de diversas áreas em todo o Brasil. Autora de "Você pode substituir mulheres negras como objeto de estudo por mulheres negras contando sua própria história", lançado na FLIP 2019.


31/08/2019, 17h
Arena #SemFiltro
PAVILHÃO VERDE
AFROFUTURO
Convidados: Giovana Xavier, Crica Monteiro, Jennifer Dias e Renato Cafuzo
Mediadora: Ana Paula Lisboa

31/08/2019, 19h
Café Literário

PAVILHÃO AZUL
FEMINISMOS
Convidadas: Heloisa Buarque de Hollanda, Giovana Xavier, Maria Isabel Iorio e Mariana Ximenes
Mediadora: Renata Izaal



Eliana Alves Cruz



Jornalista por formação, Eliana Alves S. Cruz nasceu no Rio de Janeiro, onde atua como chefe do Departamento de Imprensa da Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos, sendo também vice-presidente do Comitê de Mídia da Federação Internacional de Natação – FINA. Nesse campo de trabalho, visitou dezenas de países e participou de três Olimpíadas, vinte Campeonatos Mundiais e inúmeros eventos nacionais ligados ao esporte aquático, sendo também responsável pelo site www.blacksportclub.com.br, voltado para o resgate da presença negra no esporte.

Como escritora, vem se destacando na ficção, inicialmente com o romance Água de barrela, fruto de cinco anos de pesquisa sobre a história de sua família desde os tempos da escravidão. Em 2015, o livro foi contemplado em primeiro lugar no Prêmio Oliveira Silveira, concurso promovido pela Fundação Cultural Palmares, que o publicou no ano seguinte. E uma nova edição já se encontra disponível pela Malê Editora. Também publicou O Crime no Cais do Valongo.



01/09, às 19h

Café Literário

Pavilhão Azul

Tema: A sedução dos thrillers, com os autores Raphael Montes, Kanae Minato e Eliana Alves Cruz, e com a mediação de Clarisse Fukelman.



Cidinha da Silva 

Cidinha da Silva - nasceu em Belo Horizonte, em 1967, onde se graduou em História, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Transferiu-se em seguida para São Paulo, com brilhante atuação no GELEDÉS - Instituto da Mulher Negra, organização não-governamental que chegou a presidir. A escritora possui forte engajamento com a causa negra e com questões ligadas às relações de gênero. Suas publicações encontram-se, assim, alinhadas a tais temáticas, no intuito de promover maior espaço de reflexão sobre as identidades tidas como subalternas. Em fevereiro de 2005, fundou o Instituto Kuanza, que tem por objetivos desenvolver projetos e ações nos campos da educação, ações afirmativas, pesquisa, comunicação, juventude e articulação comunitária. Todos encontram-se vinculados à discussão sobre as assimetrias racial e de gênero e subsidiam a formulação de políticas públicas nessas áreas. Como dirigente cultural, concebeu e executou projetos inovadores como o "Geração XXI", em inéditas parcerias com empresas e organizações não-governamentais. Nessa linha, atuou também como gestora de cultura na Fundação Cultural Palmares, onde se destacou pela organização da publicação Africanidades e relações raciais: insumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil (2014). É autora de O Homem Azul no Deserto, Um Exu em Nova York e outros livros.


03/09/2019
Arena #SemFiltro
Pavilhão Verde

Mesa: Pequenas empresas, grandes negócios.

Convidados: Akapoeta, Marianna Araújo e Cidinha da Silva
Mediadora: Ana Paula Lisboa


Mais informações: www.facebook.com/editoramale


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas