Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 30 de junho de 2020

A escrita, inspirações e visão de Daniel Moraes | Entrevista




Daniel Moraes é escritor, editor, influencer, jornalista, publicitário e bookaholic assumido, criou o Irmãos Livreiros onde mantém atualizado com as novidades do mercado editorial. Atualmente reside em Mogi das Cruzes, cidade escolhida como palco para o seu primeiro livro, Bodas de Papel.





PUBLIQUEI. Olá, Daniel. Muito obrigado por aceitar nosso convite para esta entrevista. Gostaria de começar perguntando sobre como surgiu o Daniel leitor e posteriormente o escritor.
Daniel Moraes. Boa pergunta, pois antes de estrear como escritor, sempre fui um leitor ávido. E tudo começou com meus 10 anos de idade após ganhar de presente de aniversário – exatamente no dia em que completei 10 aninhos –, o livro infantil “O Canhorrinho Samba”, de Maria José Dupré, publicado pela Editora Ática. Esse foi meu pontapé inicial e aos poucos fui expandindo minhas leituras. Não parei mais. Após muitas leituras, me arrisquei na escrita e publiquei meu livro “Bodas de Papel”.

PUB. Seu primeiro romance, Bodas de Papel (Rouxinol Editora), é descrito como um romance emocionante, dotado de sensualidade e dramas. Poderia nos falar um pouco mais sobre ele?
Daniel Moraes. Bodas de Papel, apresenta Michelle, jovem universitária concentrada nos estudos e determinada a ter brilhante carreira profissional, sendo um destaque em sua família, alcançando a liberdade financeira e a busca por si própria. No entanto, a vida de Michelle irá se transformar completamente ao ser diagnosticada com câncer durante a gravidez inesperada. A partir daí o leitor encontrará todo um contexto sobre a narrativa que pretendi passar quando se vê nessas circunstâncias. Questionar o sentido da vida e o que se pode fazer é a chave da minha obra. É uma leitura emocionante.

PUB. Como foi para você escrever um romance na visão de uma mulher? Acha que teve alguma dificuldade em compor a personagem, poderia nos falar um pouco mais sobre sua pesquisa e processo de escrita?
Daniel Moraes. Escrever na vida de uma mulher, foi um desafio para uma escrita de estreia. Além da pesquisa sobre o tema, contei com ajuda de uma grande amiga, Andreia Santana, que fui meu braço direito na construção da personagem. Sem ela, talvez não teria conseguido. Todavia, foi enriquecedor ter escrito na visão de uma mulher, pois soube valorizar ainda mais a presença feminina na sociedade, e muito mais na literatura. Gostei demais!
PUB. Além de escritor você é jornalista e editor. É responsável pelo site de notícias literárias “Irmãos Livreiros”, como é produzir conteúdo para a internet, escrever notícias e matérias sobre outros escritores e livros?
Daniel Moraes. Confesso ser uma jornada intensa e cheia de compromissos contínuos. Sempre estou buscando conteúdo literário para ser publicado no Irmãos Livreiros, além de ser responsável pela comunicação da Lura Editorial, atuando diretamente como coordenador de marketing e assessoria. Essas atribuições corriqueiras me inspiram continuamente a fazer o que sempre faço: escrever continuamente e assim me dedicar aos livros e contos que escrevo.

PUB. Você também organizou e editou algumas antologias. Como você enxerga essa forma de publicação, tem encontrado novos escritores bons que poderão ter um futuro promissor dentro do mercado?
Daniel Moraes. Poder participar da curadoria de algumas das antologias da Lura Editorial foi uma dádiva, pois presenciei de perto o crescimento e amadurecimento de grandes escritores que através dessas coletâneas, tiveram suas obas solos publicadas e atualmente estão em processo de novas obras. Acredito que participar de antologias tem sido um diferencial para muitos que acreditavam em publicar um livro, porém, encontrou a dificuldade em alguns processos, porém, com a publicação de seus contos, se consolidaram bons escritores que se tornaram ou tornarão a nova safra de escritores brasileiros.

PUB. O mercado literário vive em pauta de conversa, principalmente em questão da crise livreira e das próprias editoras, qual sua visão sobre este tema?
Daniel Moraes. O que muitos escritores tem evitado, até mesmo repudiado, contudo, com a crise em crescimento exponencial no mercado editorial, a autopublicação é o melhor caminho para quem pretende ter um livro publicado. Esperar por um grande selo editorial encontrar sua obra, principalmente se for autor iniciante, pode ser um fator desestimulante, todavia, optar pela autopublicação com certeza o escritor terá mais êxito em sua(s) obra(s).

PUB. Como é o seu processo de escrita? Já está trabalhando em um novo romance?
Daniel Moraes. Apenas de ter formação em escrita criativa, com grandes nomes da literatura nacional, sempre sigo escrevendo sem me pautar em algum método específico. Faço por pura satisfação e no momento de minha inspiração, sem me prender em ter um horário determinado e quantidade de páginas ou caracteres, embora admiro que o faz. Eu, sigo de modo lento, porém contínuo e mantenho o foco no meu novo projeto. E falando de novo, estou desenvolvendo uma narrativa bem diferente do que escrevi na obra contemporânea de Bodas de Papel e dos contos publicados, ao escrever em uma época passada, no momento da ditadura de Getúlio Vargas; uma narrativa política, voltada para livro reportagem. Ainda estou em processo de escrita e acredito que deve ser publicado em 2021.

PUB. Como um profissional em que ocupa diversas funções dentro do mercado editorial e de livros no geral trabalhando desde a edição, até o marketing de um livro, quais são as dificuldades que você ainda vê que são difíceis de transpassar?
Daniel Moraes. Uma das grandes dificuldades para o escritor é ter seu livro lido ante a variedade e de propostas que chegam todos as semanas nas livrarias e nas mídias das editoras, principalmente se for alguma publicação de grande aceitação pelos leitores: os best-sellers estrangeiros. A dica? Mantenha sempre presente nas mídias e eventos e seu livro será lido por vários que ainda não acreditam ou não conhecem sua escrita.

PUB. Bodas de Papel tem um tema bastante sensível, como foi para você escolher este tema, a questão da pesquisa e composição da trama?
Daniel Moraes. Foi um desafio e tanto, desde a intensa pesquisa com leitura contínua sobre o tema, palestras  com especialistas, até o desenvolvimento da obra,  porém, quis retratar algo bem que tocasse o coração de quem estivesse lendo, principalmente pelo tema e a dramática decisão da personagem Michelle, em continuar tentando ter seu filho mesmo com a evolução do câncer ou desistir de tudo e assim tentar salvar sua vida. A narrativa densa provoca reações adversas nos leitores, em sua grande maioria, positiva por continuar lendo meus livros. 

PUB. Para finalizar, como está sendo o processo de isolamento atual para você? Como você enxerga o futuro depois de acabar esse período?
Daniel Moraes. Acredito que como a maioria de nós que somos produtores de conteúdo, a quarentena veio para dar uma pausa em nossa carreira alucinada e desenfreada para que pudéssemos olhar para dentro e repensar em tudo que fez ou participou e decidir se irá mudar a maneira de continuar o modo que fazia ou se devemos mudar para melhor. Sim, esse é o futuro para todos nós: o mundo nunca mais será o mesmo, contudo, acredito que será muito melhor. E na boa, não vejo a hora de reencontrar os amigos de eventos literários para abraçar e conversar sobre o que mais amamos: os livros.







Bodas de Papel

Bodas de Papel, nos apresenta Michelle, jovem universitária concentrada nos estudos e determinada a ter brilhante carreira profissional.
Mas, toda determinação da jovem não bastou e ela se rendeu à paixão: Michael, jovem sedutor, cruza o seu caminho, revelando a ela amores intensos.
No entanto, a vida de Michelle irá se transformar completamente ao ser diagnosticada com duas situações distintas e um tanto quanto embaraçosas; e toda sua estrutura poderá ruir.
Embarque na leitura emocionante, repleto de sensualidade e dramas; um estímulo aos apaixonados pela vida e pela experiência intensa de se viver um grande amor.


Para mais informações de Daniel e seus livros você pode encontrar tudo o que precisa no site dos Irmãos Livreiros:

Um comentário:

  1. Gratidão pelo espaço.
    Foi incrível falar dos meus projetos literários.

    Parabéns a todos da revista Publiquei. Vocês fazem um trabalho incrível!

    Abraços,
    Daniel Moraes

    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir

Páginas