Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 2 de abril de 2020

O diferencial da Ascensão Editora em meio à crise do mercado editorial

Por Marlon Souza

Na última década surgiram em todo o país diversas editoras independentes que partem do desejo de publicar novos escritores nacionais, muito desses escritores advindo de áreas em que a cultura e o hábito de leitora não é valorizado por sua comunidade. Assim, como também, editoras que saem do centro das capitais e iniciam suas atividades em lugares mais carentes de leitura, como a Baixada Fluminense e a Zona Oeste do Rio de Janeiro.


Lançamento de "Intimo Exposto", livro de Felipe Santos e primeiro livro publicado pela Ascensão Editora. - reprodução.


Como exemplo a Ascensão editora que começou suas atividades no último ano em Campo Grande, zona Oeste do Rio de Janeiro, e já vem publicando livros de novos escritores com uma qualidade de quem já está há anos no mercado, sem esquecer suas origens, como o primeiro livro publicado de m jovem escritor/poeta nascido e criado em Campo Grande e estudante de Letras, Felipe Santos e seu livro Intimo Exposto, que teve um lançamento lotado de também jovens que anseiam ter mais acesso à cultura que muitas vezes é negado pelos novos governantes.

Lançamento de "Pequena Morta", de Amanda Chagas. - reprodução.

Com as redes sociais, o uso da internet, a facilidade de contato com gráficas e diversos profissionais necessários para a publicação de um livro, se tornou mais fácil chegar ao lançamento de uma obra impressa com qualidade. Isso sem sombras de dúvidas foi fundamental para o crescimento do mercado independente. Mas também é necessário força de vontade, dedicação e acima de tudo respeitar seus objetivos e sonhos.




Fábio Viccent, fundador e editor-chefe da Ascensão é escritor e letrista. Publicou seu primeiro romance, esgotando-o em diversas tiragens, participando das principais feiras como as Bienais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Mais ele queria mais, buscava por mais e esse desejo de trazer sempre o melhor para seus leitores surgiu o desejo de fundar sua editora.

“Bom, no início, eu quis apenas publicar meus livros, sabe? Ter controle sobre tudo, decidir de como seria da capa até o lançamento. Poder decidir cada detalhe. Contudo, depois de presenciar tantos amigos sofrendo com editoras ou à procura de uma, decidi que eu poderia também ajuda-los. Depois disso, muitas coisas foram fazendo a vontade de abrir uma editora ser bem maior. Pensei que, poderia ajudar autores que sonham em publicar e não contam com tantos recursos, afinal, a editora não é o meu meio oficial de sustento. Logo, eu não precisaria cobrar valores astronômicos dos autores, coisas que grande parte das editoras fazem. Passei um tempo pesquisando e ouvindo coisas sobre diversas editoras, que foram quem me deram exemplos de COMO NÃO SER como editor. Chamei pessoas que amo e confio para integrarem a equipe e demos início. Assim nasceu a Ascensão.”

A publicação de um livro não é a realização de um sonho? Acredito que pelo menos o primeiro livro é, sim! Principalmente para pessoas que cresceram aprendendo que não é nos permitido a sonhar, ou não sonhar tão alto assim. Buscar por ser lido se torna uma necessidade tão grande quanto simplesmente escrever. E foi a partir desde sonho que a Ascensão Editora surgiu e vem trabalhando para realizar mais sonhos.

Lançamento de "Pequena Morte". - reprodução


Ully Katy, também escritora, produtora cultura editora. Conhece bem todas as necessidades de campo Grande e suas urgências. Mesmo assim aceitou o desafio de editar e trazer novos autores a tona em seu bairro.

Para ela: “Tem muitos talentos aqui para serem explorados. Campo grande é o maior bairro da zona oeste. Ter o privilégio de ser daqui e poder ver que muitos talentos surgem, é muito significante pra mim, como escritora e residente do bairro. Ah, de fato é a disseminação da arte como um todo. Campo grande é enorme, é um mundo para artista de todo meio, em especial o literário. Acho que poder divulgar a nossa arte, fazer que chegue até às Pessoas é o mais difícil. Nem todos tem acesso, estamos mudando isso, por meio de eventos literários. A arte salva vidas. Seria bom se, todos pudessem verdadeiramente ter acesso.”
Ully Katy (Editora Assistente), de os autores Amanda Chagas e Felipe Santos. - reprodução.


Não só publicar livros que Fabio e Ully se dedicam. Em Campo Grande mesmo Fábio já ministrou um curso sobre o mercado editorial, sempre busca trazer temas relevantes em suas redes sociais e ajudar outros escritores a serem inseridos dentro desse mercado, como exemplo do seu primeiro lançamento como editor, seu autor Felipe Santos diz:

“Senti como se estivesse realizado o principal objetivo da minha vida, foi um grande misto de sentimentos, mas o principal foi de realização. É um sentimento que sempre revivo e lembro quando busco motivação para continuar fazendo meu trabalho. Me senti completamente abraçado pela editora. Eu não sabia muito sobre o meio literário e o mercado editorial, foi com eles que aprendi tudo. Sem eles, não conseguia publicar meu livro, foram eles que realizaram meu sonho.”


Autor Felipe Santos com seu primeiro lançamento "Íntimo Exposto". - reprodução.

Aqui vemos o surgimento de uma editora que tem como compromisso ajudar e apoiar diversos escritores a realizarem seus sonhos, acima de tudo!

Contatos e redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas