Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

The Postmethod Condition - Mhorgana Alessandra

The Postmethod Condition



Por Mhorgana Alessandra

Kumaravadivelu nos fala da condição pós-método, onde cria a necessidade de um modelo coerente baseado em insights teóricos vigentes, empíricos e pedagógicos que desenvolvam professores e criem um sentido de envolvimento

Nos mostra um afastamento do conceito convencional de método em direção a uma condição pós-método, que capacitaria e tornaria os professores mais autônomos. Assim, o pós-método é uma alternativa para o método, e não um método alternativo e vem com a proposta de estimular a autonomia do professor e a sua capacidade de refletir em como ensinar e em como fazer mudanças no processo de ensino e aprendizagem.

Busca reconfigurar a relação entre teoria e prática, através da renovação do conhecimento e experiência, que permitirão transformar a sala de aula com professores cada vez mais estratégicos em busca de uma educação com melhores resultados, onde o professor venha a trabalhar a teoria através da prática e por meio da prática apresentar as teorias. 

O pós-método se caracteriza pela autonomia e pela capacitação focada no conhecimento que desenvolva essas habilidades, características do professor pós-moderno. O autor apresenta macroestratégias, que colocam o aluno como corresponsável por sua aprendizagem, retirando-o da passividade, conseguindo assim, o resultado de aprendizagem almejado. Essas macroestratégias buscam, maximizar as oportunidades de aprendizado, minimizar discrepâncias, facilitar interações, promover autonomia, dentre outras. A pedagogia pós-método tende a incentivar o professor a buscar respostas.

Assim, o professor é corresponsável pelo aprendizado do aluno, reforçando a necessidade de caminhada do próprio aluno no caminho do conhecimento. Aluno e professor constroem novas formas de formação de conhecimentos.

Podemos pensar que o tema do artigo anterior - a sala de aula invertida, da mesma forma que a condição pós-método, vem para nos mostrar as diversas possibilidades que essas metodologias de ensino têm a acrescentar para a educação moderna.

Há uma renovação do modelo antigo de educação, onde o ensino era imposto pelo conhecimento do professor, sem muitas inovações. 

Na atualidade, os conceitos estão alinhados à uma aprendizagem, que busca articular uma nova compreensão acerca do ensino e seus conceitos. É certo que em ambas as abordagens, valoriza-se muito mais o aluno e também o professor, pois este é o orientador e mediador entre estudante e conhecimento. Dessa forma, o aluno poderá desenvolver competências de autogestão, responsabilidade, autonomia e disposição para trabalhar em equipe e seu nível de aprendizagem se elevará, e certamente, essas ações refletirão no corpo discente e docente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas