Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 5 de outubro de 2019

Poesia & Criança - Elza Helena

Poesia & Criança



Por Elza Helena

Como outubro é um mês repleto de datas comemorativas importantes e uma delas é o Dia das Crianças, não poderia deixar de homenageá-las. E achei interessante comentar um pouco sobre a importância dos poemas no desenvolvimento dos pequeninos. 

Por que é tão importante ler poemas para as crianças? Vamos começar com este gracioso poema de Pedro Bandeira.

O Pontinho de Vista
Pedro Bandeira

Eu sou pequeno, me dizem,
e eu fico muito zangado.
Tenho de olhar todo mundo
com o queixo levantado.

Mas, se a formiga falasse
e me visse lá do chão
ia dizer, com certeza:
— Minha nossa, que grandão!
O poema infantil leva a criança a conhecer o universo mágico das palavras escritas em versos. Podendo alegrar, divertir, encantar ou emocionar os pequenos leitores, além de: 

  • Estimular a imaginação;
  • Desenvolver a linguagem; 
  • Melhorar a compreensão oral;
  • Trabalhar a criatividade;
  • Exercitar a memória.

Talvez seja difícil fazer a criança compreender, a princípio, o que é ou para que serve a poesia, entretanto é muito fácil fazê-la perceber que a poesia está em todos os lugares e em tudo o que vemos e ouvimos: nas canções de ninar, nas cantigas de roda, nas parlendas, nos provérbios, nas músicas de rapper, nos hinos de futebol, nas mensagens apaixonadas, nos livros, na vida de uma forma geral... A poesia pode ser o mais sincero sentimento que carregamos. 

Pedir para uma criança ler um poema oralmente, pode se tornar um momento mágico a partir do instante que ela sente a sonoridade e o jogo divertido das palavras, e ser uma ótima experiência. 

Esses são apenas alguns dos benefícios que podemos citar sobre como a poesia contribui para o desenvolvimento da criança. 

A poesia infantil deve ser simples, de fácil entendimento, utilizando temas como animais, amizade, família, respeito, amor, diversão... 

Deve chamar atenção da criança e, se for acompanhada por música, ainda melhor! 

As poesias de Vinícius de Moraes, por exemplo, do livro A Arca de Noé, retratam poemas engraçados, onde os personagens principais são animais, além de relacionar a musicalidade, facilitando à criança a compreensão do ritmo e da rima de uma forma lúdica. 

Quem não lembra do poema A Foca, que virou cantiga? 


"Quer ver a foca
Ficar feliz?
É por uma bola
No seu nariz.

Quer ver a foca
Bater palminha?
É dar a ela
Uma sardinha.

Quer ver a foca
Fazer uma briga?
É espetar ela
Bem na barriga!"

Ler poemas em voz alta estimula a atenção da criança para a forma como as palavras são pronunciadas. A leitura de uma poesia exige, do leitor, pausa, ritmo e reflexão sobre a melodia das palavras. Ou seja, essa forma de leitura leva a criança a construir em seu imaginário uma simbologia das imagens e palavras que a faz explorar o mundo ao seu redor. Através da leitura a criança adquire uma melhor percepção do mundo, a leitura de poemas é uma das diversas formas que contribui para o desenvolvimento das crianças em todos os aspectos ao vivenciar situações de forma lúdica. Um bom declamador tem um pouco de ator e de poeta, pois além de falar deve também interpretar com emoção para quem está ouvindo possa sentir, compreender e admirar o poema. 

Cecília Meireles, Ruth Rocha e José Carlos Paes são alguns exemplos de escritores famosos que também escreveram poemas para o universo infantil. 

Que tal experimentar essa sensação de fazer a criança viajar no mundo da poesia?

Bolinhas de sabão
Elza Helena


É maravilhoso
Ver as bolinhas de sabão
Multicores pelo ar
Divertindo a garotada
Que corre sem parar...
Dentro de cada uma delas
Viaja minha imaginação
Como se eu estivesse
Indo para outra dimensão.
É divertido pra valer
Brincar de bolinhas de sabão!
Ver num sorriso de uma criança
A pura alegria...
Das bolinhas coloridas
Que encantam o seu dia! 

Depois da leitura desse poema, brincamos com bolinhas de sabão no pátio da escola e foi só alegria, imaginem!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas