Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Livros infantis e suas ilustrações - Roberta Costa

O livro é infantil, mas ilustração é coisa séria! 




Por Roberta Costa 

–  Para que serve um livro sem figuras nem diálogos? – perguntou-se Alice, entediada, pouco antes de decidir seguir o Coelho Branco até o País das Maravilhas.
Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll 

O Dia das Crianças está chegando! Vamos dar livros de presente? “Mas ela ainda é muito pequena, não sabe ler...” Pois você não sabe o quanto uma criança perde quando não tem livros ao seu alcance! 

Muitas vezes, o que chama a atenção das crianças para o livro não é a história em si, mas as ilustrações. Não é à toa que alguns livros infantis possuem apenas gravuras, sem a história contada pela própria criança na medida em que vira as páginas. 

Antigamente, as ilustrações de livros infantis tinham caráter predominantemente decorativo. Já na atualidade seu uso vai muito além, elas complementam o texto de forma a deixá-lo mais claro para o leitor mirim. Além de reproduzir o texto, as imagens podem ser usadas para ambientar a história, desenvolver personagens e até complementar algo não dito no texto. 

O estímulo visual na vida das crianças é um grande aliado para o desenvolvimento emocional e cognitivo das mesmas. Apontar uma imagem ou cor em um livro e pedir que a criança a nomeie, a auxiliará no fortalecimento da capacidade de observação e análise, desenvolvendo sua percepção visual e promovendo a formação de um adulto crítico. 

As crianças têm menos referências visuais e possuem maior capacidade de imaginação e abstração que um adulto, por isso, um livro ilustrado torna-se mais atrativo. Cabe ao ilustrador, profissional imprescindível no âmbito da Literatura Infantil, entender tais processos e trabalhar de forma eficaz o desenvolvimento cognitivo e estético-perceptivo dos futuros leitores. 

Não se pode negar, um livro na mão de uma criança é um instrumento mágico, que a levará por viagens antes impensáveis e despertará nela a curiosidade e o prazer de ler e aprender. 

Dê livros de presente!


Um comentário:

Páginas