Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Literatura Gótica - Clara Magalhães

Literatura Gótica




Por Clara Magalhães 

O mês de outubro é um mês que vem envolto em uma narrativa de terror, uma coisa gótica. 

Onde os leitores tendem a ler esse tipo de gênero, montando uma lista de livros, meio fantasmagóricos. 

Bem, eu também optei por ler esse gênero, na verdade no clube que participo, foram lançados dois títulos, Os conto de Edgar Allan Poe e Drácula de Bram Stoker. 

Na verdade a votação estava bem disputada, mas tenho que admitir que torcia por Drácula. 

Resolvi então estudar um pouco sobre esse gênero, me deparei com várias curiosidades. 

Uma delas é que o Gótico surgiu no século XIX. Pasmem. Esse gênero não era visto pelos escritores da época com bons olhos. Muito pelo contrário. Eram livros tidos como baratos, populares e de péssima qualidade. 

A própria Jane Austen, na época escreveu um livro como forma de crítica que foi o A abadia de Northanger, que contava a história de uma moça que misturava a fantasia com a realidade. A história se passava num castelo com calabouços e seres fantásticos que só existiam no seu imaginário. 

Mas todo esse movimento foi em vão, pois a literatura Gótica rompe barreiras. Os livros viraram uma febre, eram os mais procurados da época. O primeiro foi Frankenstein da Mary Shelley. Seu personagem principal era construído por pedaços de cadáver e se alimentava por energia elétrica. Ele também falava sobre solidão, abandono, temas humanos e universais. Nessa onda surgiram outras autoras de peso como as irmãs Bronthe com os livros até hoje bem conhecidos como, O Morro dos ventos uivantes, Jane Eyre. 

Morte, amor, solidão, coisas oprimidas e sombrias, eram os elementos estéticos do Gótico. 

Aparece então Edgar Allan Poe, com suas casas escuras, temas que envolviam a loucura. 

Nesse meio surge também, Oscar Wilde que se refere a esse tema com deboche uma espécie de sátira como seu livro O Fantasma de Canter Ville . 

Logo em seguida temos Bram Stoker, ele não foi o primeiro a descrever um vampiro, O primeiro foi o John Polidori, a lenda de vampiros já é bem antiga e conhecida em várias culturas, já falavam de narrativas, mitos, lendas, folclore, que este ser que habitava uma espécie de limbo entre a vida e a morte. 

John foi quem consolidou a imagem de vampiro, um aristocrata, elegante e sedutor. 

Tudo isso surge em meio a era vitoriana, onde tudo era reprimido e obsceno. Daí o sucesso desses personagens que eram extremamente sedutores e bonitos. Todas as suas vítimas eram envolvidas em uma espécie de transe e assim que acabava o ato, não lembravam de nada e sequer reclamavam de tal coisa. 

Isso tudo em um cenário mirabolante de castelos. Aliás vocês sabiam que o castelo de Hogwarts foi inspirado na estética dos castelos góticos. 

Vampiros eram os galãs da época, diferente dos lobisomens, que tinham que caçar e correr atrás das suas vítimas e extermina-las. 

Drácula, é uma narrativa epistolar, que é formada por cartas, recortes de jornais, memorandos que se compõe a história. 

Conta a história de um conde romeno que mora na Transilvânia e resolve mudar para Londres em busca de novos ares e também uma vasta, ampla diversidade de vítimas. No desenrolar da história vão surgindo personagens que vão tomando uma certa importância, até mesmo heróis como o famoso Van Helsing. 

Mas para mim a personagem de maior importância é a Mina, o escritor narra as mulheres daquele tempo como frágeis e impotentes que precisam ser cuidadas, coisa da cultura daquela época 

Tem até uma fala que ele diz: Ela tem o cérebro de um homem ... e o coração de uma mulher, segundo Van Helsing. 

Espero que tenham gostado do meu simples resumo, eu diria uma pincelada pela era Gótica… 

E vocês, o que vão ler nesse mês de outubro? 

Eu vou continuar lendo esse clássico o Drácula alguns contos e Poe


Um comentário:

  1. Parabéns Clara, adorei conhecer mais sobre literatura gótica.
    Abraços...

    ResponderExcluir

Páginas