Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Adaptações de livros para cinema, novelas e séries: Qual a sua opinião? - Danny Tavares

ADAPTAÇÕES DE LIVROS
PARA CINEMA, NOVELAS E SÉRIES:
QUAL SUA OPINIÃO?

Por Danny Tavares



Hoje gostaria de falar como leitora e não colunista e escritora, por isso peço que possam compreender que as pessoas possuem opiniões diferentes, somos seres humanos e podemos divergir e interagir, então escolhi esta temática para conversarmos, espero que possa deixar sua opinião para todos os leitores e para mim, isso engrandece e muito a literatura.

No Brasil já tivemos diversas adaptações para o cinema, de conceituados escritores como Jorge Amado, Paulo Coelho entre outros. Alguns filmes tentam retratar toda a temática do que acontece nos livros, mas em minha humilde opinião, e acredito que na de vocês também, nada será como as páginas dos livros.

Fora do Brasil, temos também escritores que são bastante conhecidos pelos brasileiros e que viram seus livros virarem histórias de cinema, um exemplo disso é Nickolas Sparks, o escritor tem mais de 10 filmes adaptados para o cinema, o que lhe trouxe bastante visibilidade como escritor aqui no Brasil, mas eu, particularmente, prefiro seus livros, ele tem um dom especial em mostrar cada detalhe de suas cenas, é muito detalhista e eu gosto (minha humilde opinião), contudo, tem uma mania de matar as pessoas (às vezes quero matá-lo — brincadeirinha), porém esse detalhe só engrandece sua história.

Outra autora que abriu as portas para as mulheres e para a literatura erótica é a famosa E. L. James, e o seu CEO famoso, suas obras foram adaptadas para o cinema em três filmes, e eu serei bem franca com vocês, o homem parece um retardado.

Claro que nunca conseguiriam colocar na tela com riqueza de detalhes os três livros, porém o CEO masoquista não era só mais um tarado, o livro tem uma história bem detalhada por trás, para mim a adaptação não faz jus aos livros.

Sentir o cheiro das páginas passando em suas mãos, ler todos os pequenos detalhes, como o autor descreve paisagens, pessoas e acontecimentos, isso jamais será eternizado na telinha, mas isso não tira o mérito de tudo que já foi feito e adaptado dos livros: tantos sucessos como Tieta, Gabriela, Dona Flor e seus Dois Maridos, obras do querido Jorge Amado eternizadas em novelas para TV, as obras de Paulo Coelho como “Agamenon” e “Verônica decide morrer” adaptadas para o cinema, todos esses exemplos de livros maravilhosos se tornaram sucesso, engrandecendo ainda mais a literatura.
Recentemente a autora Nana Pauvolih teve os direitos de sua trilogia, composta por: “Redenção de um cafajeste”, “Redenção e Submissão” e “Redenção pelo Amor”, compradas por uma emissora de Tv, ainda não se sabe como ela será usada, se como novela ou como seriado, mas independente disso é um grande passo para a literatura brasileira e para o gênero erótico, abrindo quem sabe muito mais portas para outras escritoras, vamos torcer que sim. Uma dica para os produtores, por favor não acabem com livro da mulher. (rsrsrs)

Claro que nem tudo são flores, esses exemplos são de escritores muito consagrados no mundo literário e nas mídias em geral, mas não perdem em nenhum momento o mérito, pois um dia estiveram no lugar de quem está começando como eu, então, a nós e a eles eu desejo sorte, e que as futuras adaptações sejam feitas com bastante cuidado e carinho, afinal, o leitor se apaixonou pelas páginas dos livros, então por que não se apaixonar nas telas de cinema?


Não esqueça de dar sua opinião, ela só nos engrandece.
Beijos e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas