Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

domingo, 8 de setembro de 2019

Projetos literários - Clara Magalhães

Projetos literários



Por Clara Magalhães

A importância da literatura nos colégios.

Desde pequenos temos que incentivar as crianças a ler, criar o hábito de leitura em nossos alunos. Podemos fazer isso aos poucos, de uma forma prazerosa, criando rodas de leituras ou contação de histórias.

Existem colégios da rede pública que já criaram o seu próprio projeto. 

O projeto GALE foi desenvolvido na escola municipalizada Elcira Coutinho pela professora Elisângela Costa, eles adaptaram a ideia de outro grupo, o CLEO, do colégio estadual Osíris.

O projeto desenvolveu a sua própria metodologia, adaptando melhor as ideias para a sua realidade e da sua comunidade. Eles se reúnem uma vez por semana, leem livros e debatem a temática dos mesmos.

O GALE não só influenciou todo o colégio, como rompeu os muros da escola fazendo um trabalho diversificado, levando a literatura a toda comunidade. Chamado de GALE de porta em porta, investem em várias atividades, como piquenique literário, biblioteca no recreio, contação de histórias também na faculdade Unilagos, para as turmas de pedagogia.
Visitam outros colégios da região, inclusive colégios particulares. Levando a literatura e incentivando a leitura.

Essa troca de experiências é fantástica.

Agora eles irão conhecer a Bienal do Rio, que vai acontecer do dia 30 de agosto ao dia 8 de setembro, onde captarão novos conhecimentos e experiências.

Assim que se começa um grande projeto…

Basta apenas uma pequena sementinha, para colher grandes frutos!


Um comentário:

  1. Muito bem, Clara. Que mais escolas façam seus projetos incentivando os alunos a lerem mais. Postei sobre teu texto no meu IG @magaprado6280

    ResponderExcluir

Páginas