Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

domingo, 15 de setembro de 2019

Processo de escrita - Danny Tavares

Processo de escrita - Você já encontrou o seu?


Por Danny Tavares

Gostaria de falar hoje sobre o processo de escrita dos autores.

Estive na Bienal de 2019 no Rio de Janeiro, e aproveitei esse momento para participar de algumas palestras e painéis com autores nacionais conhecidos e com pessoas do mundo editorial.
E uma das perguntas mais feitas a todos era: Como funciona o seu processo de escrita?

Estou neste momento, tentando descobrir qual seria o meu, pois tenho muitas ideias, mas grande dificuldade em colocá-las no papel. Se você também se sente assim, vem comigo que vou contar um pouco da experiência que estou tendo, além de compartilhar o que ouvi.

Escutei de diversos autores que seus processos eram: Que simplesmente a inspiração aparecia e eles precisavam sentar e escrever independente do momento (devo confessar que não sei se um dia esse será o meu caso, mas admiro, e muito, quem consegue), outros que precisam de silêncio e foco, e para isso constroem uma rotina de horários para escreverem, e também aqueles que usam de um PLANNER (modelo de planejamento da escrita), onde colocam além de nomes de personagens, lugares, dilemas, entre outras coisas de seus personagens, possibilitando um planejamento de tudo que irá acontecer em sua história em cada momento.

Confesso que neste momento estou nesta tentativa de utilizar o processo de planner, porém ainda não me sinto segura o necessário para começar a escrever seguindo o modelo que encontrei pela internet para escritores, estou tentando criar meu próprio planejamento.

Não sei se acontece com muitos autores, mas tenho muitas ideias e uma cabecinha bem agitada, já tive experiências de passar por um dia muito intenso e, quando chegava em casa, de repente sentir a necessidade de escrever, e isso me trouxe um conto incrível, mas também houve aqueles dias em que se passavam várias ideias de histórias que pareciam se completar em minha mente, mas quando sentada ao computador elas simplesmente sumiam.

Então meus caros, só tenho a dizer que vida de autor não é esta maravilha que todos pensam, é muito gratificante, mas requer muito aprendizado e também muita persistência, temos dilemas e dúvidas como todos os profissionais de outras áreas, porém a nossa requer um esforço não só da mente, mas da alma.

Estamos lidando com pessoas que têm sonhos, tristezas, dilemas, entre outras coisas, o leitor pode sentir tudo aquilo que queremos demonstrar (falo isso porque, antes de mais nada, sou leitora), às vezes fazemos com êxito e em outras vezes nem tanto, eu me considero uma nova autora, pois estou somente a um ano trabalhando com literatura, mas se puderem e quiserem seguir um conselho, aí vai: Aprender nunca é demais, uma crítica, por mais que seja dura, faz parte do crescimento. Não somos seres perfeitos, mas se você busca sempre aprender, também poderá ter muito o que ensinar um dia.

Então, independente da forma que se sinta confortável em escrever, lembre-se que, ao fazê-lo, você estará criando recordações, elevando a autoestima de alguém, oferecendo amor e alegria, quebrando barreiras e paradigmas, realizando sonhos dos mais íntimos aos mais profundos. Nunca desista. Se assim como eu você ainda busca sua maneira de mostrar ao mundo a sua escrita, tenha em mente que lá na frente tudo valerá a pena.

E você? Como acontece o seu processo de escrita? Conte pra gente, quem sabe o seu método não pode ajudar ao outro?

Bjs e até a próxima!!


Encontre a autora em:

Facebook: Danny Tavares
Instagram: @dannytavaresoficial

2 comentários:

  1. Oi Daniele. Gostei muito do teu texto, muito parecido com a última coluna que escrevi, vc leu? Nossas colunas dialogam, kkkkkk Escrever é quase sempre um grande desafio. Parabéns pela coluna, bjos da Maga

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito do programa BIBISCO para planejar, ele me dá uma visão total da obra. E tem perguntas que me ajudam a pensar melhor a história e conhecer PROFUNDAMENTE os meus personagens.
    Mas é tão grande que dá preguiça. Eu tenho muita preguiça de planner. rsrsrs

    ResponderExcluir

Páginas