Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Movimentos culturais e o universo literário - Elza Helena

Movimentos culturais e o universo literário


Por Elza Helena

Todos sabemos que a cultura brasileira é multifaces, repleta de diferentes histórias que, ao se unirem, formam a alma do povo brasileiro e se destacam em vários aspectos, dentre eles estão as manifestações populares, que servem de tema para muitos autores brasileiros, como por exemplo: Gilberto Freyre, Mário de Andrade, Ariano Suassuna, Hermilo Borba Filho... Em Pernambuco posso citar o frevo, o maracatu, as alegres rodas de ciranda e coco, o ciclo junino e outras brincadeiras e ritmos que mostram a variedade e a alegria durante o ano inteiro encantando as pessoas que, muitas vezes, são levadas pela exuberância da dança e do som contagiante e esquecem de prestar a atenção nas letras e composições das canções, que geralmente são escritas ou até mesmo improvisadas de forma simples, mas que exprimem histórias do cotidiano, das lutas e conquistas do povo e harmoniosamente acompanham a melodia.

Sobre o rio, somente o silêncio e as estrelas. O barco deslizava no São Francisco, em direção à cidade. Os cometas riscavam o céu, o batuque ainda ressaca nos ouvidos. Mais adiante, na Ilha de Massangano, o cenário lembrava a noite de festa. A trempe com a caçarola cheia de dendê, o tabuleiro do acarajé, os bancos espalhados pela areia. A percussão ecoou durante horas: enquanto os músicos executavam os ritmos de tambor, a roda estava formada, e o vaivém de dançarinos deixava todos excitados. Assim se exprime, naquela ilha petrolinense, a alegria, a religiosidade, a sociabilidade entre parentes e vizinhos, num festejo que inclui orações, pedidos, coreografia, música, canto, poesia

Maria Alice Amorim

Esse texto me fez refletir como a cultura popular é um vasto campo a ser explorado na literatura, algo que em 1920 o ilustre Mário de Andrade percebeu ao ouvir alunos nordestinos do Conservatório Dramático de São Paulo, onde dava aulas de piano, cantarem músicas típicas da região. Fez algumas anotações e anos depois veio pessoalmente aprofundar suas pesquisas sobre a cultura nordestina, não apenas no âmbito musical, o que lhe proporcionou enredos para alguns de seus livros, além de um acervo exclusivo de fotos, vídeos e entrevistas.

O que me envolve nos movimentos culturais é o fato de poder recriar, brincar e principalmente aprender sobre a identidade de um povo, acredito que, através da leitura desses movimentos, podemos oferecer às pessoas, principalmente às crianças, um novo olhar da cultura, dos acontecimentos, do que nos cerca, não apenas a alegria de se divertir nas datas comemorativas, de vestir roupas coloridas e dançar músicas alegres, mas o conhecimento e valorização da cultura como a sabedoria, "o modo de pensar, sentir e agir de um povo", das suas experiências e memórias passadas de geração a geração, que são como combustíveis e descobertas de novas histórias. Vale ressaltar que cada movimento possui sua origem, seu desenvolvimento, seus personagens, seus objetivos... É um conjunto fabuloso de conhecimento que faz a tradição de uma região e que aproxima as pessoas. 

Sugiro que você conheça mais sobre a história dos movimentos culturais de sua região, e indico a leitura de Danças Dramáticas, de Mário de Andrade.


Um comentário:

  1. Bem oportuno teu texto, Elza. Realmente, a cultura é um campo com muito a ser explorado. Postei no meu IG é @margareteprado6280

    ResponderExcluir

Páginas