Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Literatura: um convite para refletir - Roberta Costa

Literatura:

- Um convite para refletir -



Por Roberta Costa


A Literatura comporta um mundo de proporções estratosféricas, com uma lista praticamente sem fim de assuntos possíveis de serem abordados. Ler não apenas entretém, o ato nos ensina sobre diferentes temas, desperta curiosidade sobre tantos outros e, principalmente, nos faz refletir sobre eles, auxiliando-nos no desenvolvimento enquanto seres humanos, despertando-nos a empatia.

É por isso que tanto se fala em representatividade na Literatura, que é vista como um amplo espaço para debates e para quebra de paradigmas, combatendo o preconceito nas suas mais diversas áreas da vida. Não importa o gênero, o texto lido sempre nos remete a alguma lembrança, algum  comportamento, alguma fala, nos fazendo pensar a respeito da situação narrada, nos fazendo até mesmo a comentar com os outros, buscar novas perspectivas.

Podemos mudar nossa forma de pensar e de agir, de ver o mundo, tudo através de algumas páginas. Podemos ter ideias acerca de alguma situação que precisamos resolver e até rever situações  vivenciadas, buscando revertê-las de alguma forma.

O ser humano evolui e se torna uma pessoa melhor quando abre sua mente e seu coração para novas perspectivas, para o conhecimento. E tal mudança se alastra ao seu redor, as pessoas começam a perceber, a questionar, a repensar, e acabam, muitas vezes, mudando também.

Não importa o tipo de leitura que gostamos, ou a quantidade de livros que lemos. A riqueza dessa atividade está no quanto podemos contribuir de forma positiva com o mundo que nos cerca, no quanto usamos nossas vivências através da Literatura para tornarmos o mundo lugar melhor.

Ainda existem muitas batalhas a serem vencidas, mas uma coisa é certa: Nós, leitores/autores, ainda conseguiremos fazer do mundo um lugar melhor para se viver.


Encontra a autora em:

Facebook: Roberta Costa
Instagram: @livros.da.beta

Um comentário:

  1. Texto breve, mas profundo. Realmente, a literatura é um vasto campo de luta, engajamento, expressão, escape, refúgio e sorte. Bjos da Maga

    ResponderExcluir

Páginas