Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Bloqueios Criativo... - Clara Magalhães

Bloqueios Criativos...




Por Clara Magalhães



Processos de escrita, técnica ou criatividade?

Complexo isso não?

Quem nunca teve o seu momento “BRANCO TOTAL”? Aqueles bloqueios que chegam assim do nada, objetos de constantes reflexões.

Será que é só falta de criatividade, ou existe uma técnica para o processo de criação

Compreender o que movimenta tudo isso tem sido para mim uma curiosidade frequente.
Bate uma inquietação diante desses questionamentos, na verdade, um dilema. Poderia começar: por onde vem tais inspirações? Onde elas aparecem? Seria de um poço, ou quem sabe de um caldeirão de idéias borbulhantes? Onde paixões e silêncios se misturam?
Na verdade, eu não sei qual é a magia ou a química dos ingredientes envolvidos, certamente existe um gatilho para que elas aconteçam. Podem vir dos sonhos, passando e brincando com a fantasia, ou do meu próprio cotidiano, isso para mim ainda é uma incógnita.

Quando esses momentos paralisam a minha escrita, eu me utilizo de algumas técnicas.

A primeira é a construção, eu crio um roteiro, onde crio os personagens e o enredo, elaboro um desenvolvimento e construo uma estrutura, um ponto de partida. Caso não consiga, hoje temos vários escritores que lecionam cursos presenciais ou online sobre o processo de escrita.

Na área da criatividade, eu mudo de foco. Um exemplo: se eu for escrever um Chick Lit, eu leio um outro gênero para não me deixar influenciar, assisto séries, saio um pouco do contexto, escuto músicas, e o principal, vou para rua… Lá eu vejo uma série de situações acontecendo, seja no mercado, no metrô, no parque ou no shopping, conversar com amigos, tanto faz. Depois estudo possibilidades, ou seja, extraio de cada situação alguma possibilidade para a construção de um novo enredo.

A construção da escrita é bem por aí.

Deixar fluir...

A escrita se baseia em técnicas e criatividade.

Boa escrita!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas