Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Bienal Rio 2019 - Carlos Eugênio Mendes de Moraes

Bienal Rio - 2019

- Um olhar emocionado -



Por Carlos Eugênio Mendes de Moraes

Apesar de minha idade, nasci em maio de 1937, e de gostar de ler, esta foi a primeira vez que fui e participei de uma Bienal do Livro.

Apesar da falta de luz e do temporal que nos açoitou no dia primeiro de setembro, a experiência, não podia deixar de ser e foi realmente foi muito boa. Ver uma área enorme ocupada com espaços dedicados às Editoras, Livrarias, Profissionais diversos ligados à mídia, etc. nos causou, a mim e minha mulher, pois estava acompanhado, uma impressão e sensação muito agradável.

O local estava cheio, e o que é mais importante, de jovens, estudantes e crianças acompanhadas dos pais, visitando espaços dedicados à literatura infantil, com diversos títulos atrativos. Para mim foi uma surpresa agradável considerando que hoje, com a febre da telefonia celular, os filmes e novelas veiculados em horários antes das 22h, as crianças não têm, infelizmente, o saudável hábito da leitura, que ficou restrito apenas às tarefas e estudos escolares que solicitam aos alunos que façam a leitura e escrevam um pequeno resumo do que foi lido


Eu sou um otimista, e pensei comigo mesmo que ainda há uma esperança, uma pequena luz no fim do túnel, para que nossas crianças, nas horas dedicadas ao lazer troquem a tentação de ver desenhos, às vezes, não muito educativos nos celulares, pela leitura de um livro tipo “Pequeno Príncipe”, para os adolescentes e as histórias de Narizinho, Pedrinho, Emília, Dona Benta etc. de Monteiro Lobato, para os mais jovens. Os telefones celulares que, no meu entender, deveriam estar disponíveis apenas para adolescentes, infelizmente, hoje, estão ao acesso das crianças na faixa de cinco a seis anos de idade, vendo e ouvindo clipes de vídeo ditos cômicos, mas que falam palavras inconvenientes.

A literatura adulta, romanceada, sensual/erótica, técnica, documental etc. também estava bem representada e bem distribuída pelos diversos espaços, onde o curioso tinha a oportunidade de folhear um exemplar disponível, para então tomar sua decisão ou não de adquiri-lo

Resumindo, a minha primeira experiência em visitar e participar de uma Bienal do Livro foi muito interessante e marcante. Em meu caso específico, participei do lançamento de um livro, uma Antologia com contos sensuais da qual participo com dois contos. Não conhecia os outros autores, nem cheguei a conhecer todos, pois alguns, por motivos de ordem pessoal não puderam comparecer à Bienal, mas foi muito agradável o encontro com os que compareceram ao lançamento.

Nosso convidado...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas