Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

A literatura e o combate à Depressão - Roberta Costa

A literatura e o combate à Depressão



Por Roberta Costa
A depressão é um mal que atinge milhares de pessoas, não importando classe social, gênero ou cor. Durante o mês de Setembro fala-se bastante do “Setembro Amarelo”, a campanha de prevenção ao suicídio criada pelo CVV — Centro de Valorização da Vida, CFM — Conselho Federal de Medicina e ABP — Associação Brasileira de Psiquiatria. Na literatura, o tema também é bastante abordado. Caso tenha curiosidade e queira se informar mais, aqui estão alguns exemplos de histórias que vão muito além que o entretenimento:

O Lado Bom da Vida, Matthew Quick (2008): Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.

O Demônio do Meio-dia: uma Anatomia da Depressão, Andrew Solomon: Lançado em 2000, O livro continua sendo uma referência sobre a depressão, para leigos e especialistas. Com rara humanidade, sabedoria e erudição, o premiado autor Andrew Solomon convida o leitor a uma jornada sem precedentes pelos meandros de um dos temas mais espinhosos e complexos de nossos dias. Entremeando o relato de sua própria batalha contra a doença com o depoimento de vítimas da depressão e a opinião de especialistas, Andrew desconstrói mitos, explora questões éticas e morais, descreve as medicações disponíveis, a eficácia de tratamentos alternativos e o impacto que a depressão tem nas várias populações demográficas (sejam crianças, homossexuais ou os habitantes da Groenlândia). 

No epílogo inédito escrito exclusivamente para a reedição brasileira, conhecemos o que aconteceu com Solomon, com os entrevistados e com os tratamentos da depressão desde a publicação da obra. A inteligência, a curiosidade e a empatia do autor nos permitem conhecer não só as doenças mentais, mas a profundidade da experiência humana. Uma obra monumental.

As Vantagens de Ser Invisível – Stephen Chbosky (2007): Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe – a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências –, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e, ao mesmo tempo, fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. 

O autor capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário. Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

Vale ressaltar aqui a importância da prevenção ao suicídio diariamente. Você não precisa ser médico ou psicólogo para isso, basta ter empatia pelo próximo e, em vez de julgar, ouvir e ajudar da melhor forma possível.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas