Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

A inclusão social e a literatura infantil - Elza Helena

A inclusão social e a literatura infantil


Por Elza Helena

A verdadeira deficiência é aquela que prende o ser humano por dentro e não por fora, pois até os incapacitados de andar podem ser livres para voar

Thaís Moraes

Precisava trabalhar com meus alunos a questão da inclusão de pessoas portadoras de deficiências, uma vez que é crescente o número dessa população em salas de aula e, embora possamos achar que é comum a aceitação, ainda existe o preconceito e a discriminação por parte de uma minoria sem informação. Decidi pesquisar livros infantis que pudessem ajudar a iniciar um debate sobre o tema e facilitar a compreensão das situações delicadas que essas crianças enfrentam na vida e na sociedade.,

Sabemos como é importante ensinar as crianças desde cedo a lidar com as diferenças e respeitá-las. Somos diferentes, pensamos diferente, agimos diferente e por isso é relevante aprendermos a valorizar as diferenças seja ela qual for, mas nem sempre isso acontece.

Inclusão vai muito além de ter uma criança com dificuldades em sala de aula ou ter acesso nas cidades a rampas distribuídas em ônibus e em outros lugares, esse tipo de adaptação é realmente necessária, mas a conscientização, entender as necessidades, interagir, acolher e compreender os limites de cada um é uma das maiores diferenças, e o que deveria ser mais trabalhado com a população. 

Olhar a deficiência parece fácil, aceitá-la e conviver com ela é que é um pouco complicado para muitas pessoas, principalmente para uma criança num período de tantas descobertas. 

Atualmente, precisamos formar cidadãos preparados, que sejam resilientes e solidários. Fácil? Nem tanto!

Escolhi dois livrinhos que tratam do assunto de uma maneira simples e natural, o primeiro é Um Amigo Especial, da autora Thamires Gomes. O livro conta como Felipe, um garoto cego que, ao chegar à escola, é bem acolhido por sua professora, conhece Marina, que se torna sua melhor amiga  e está sempre pronta a ajudá-lo nos trabalhos escolares. Porém, ele vai aprendendo que, apesar de ser uma criança especial, é tratado como qualquer outra criança: com direitos e também deveres que deve cumprir. 

Esse livro nos dá a possibilidade de aprender que o "diferente" não está nas pessoas e sim nas atitudes, a convivência mostra que podemos ser todos iguais. É necessário enfrentar os medos dos rótulos e do preconceito para ser feliz.

O segundo livro é Clarinha vai à escola, da autora Evangelina Costa Carvalho. O livro mostra que a Síndrome de Donw é uma condição em que se encontram muitas crianças, as quais enfrentam dificuldades para serem aceitas em muitos momentos e lugares.

Nesse livro vivenciamos a preparação e o encantamento da espera por um bebê cercado de amor antes mesmo de nascer. Afeto, aceitação, respeito e valorização à vida fazem parte dessa linda história em versos, quebrando tabus e mostrando que os obstáculos podem ser vencidos com determinação e coragem.

Deveria existir, mas não há uma fórmula que acabe com a discriminação e que obrigue as pessoas a serem menos preconceituosas, mas há como ensinar as crianças a se tornarem adultos que aceitem as diferenças e aprendam a conviver com a diversidade.

Fica a dica de algumas indicações de livros infantis que tratam da inclusão de crianças com deficiências: auditiva, física, visual ou mental que vale a pena conferir:

  • Um menino especial, autora Denise Milaré;
  • Um amigo diferente, autora Claudia Werneck;
  • Meu amigo Down, autora Claudia Werneck;
  • Minha irmã é diferente, autora Bethy R. Wright.

... as pessoas e suas deficiências ensinam o reconhecimento e a aceitação dos limites como forma de crescimento
Vencem um grande desafio a cada dia.

Pense um pouco e reflita: Qual será a sua deficiência? Eu sei qual é a minha e ainda preciso aprender a superá-la.

Lutar pelos direitos dos deficientes é uma forma de superar as nossas próprias deficiências

John F. Kennedy



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas