Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Dez Curiosidades sobre Palavras de Rua, de Felipe Saraiça




Conheça Dez Curiosidades sobre o livro de estreia do Felipe Saraiça que chega a sua segunda edição pela editora Pendragon que tem lançamento oficial para a bienal desde ano além da adaptação do livro para o cinema.

Sinopse:
João saiu de casa ainda adolescente. Fugiu sem se despedir e sem muita coisa na mochila. Deixou para trás suas poucas lembranças, mas levou as marcas do passado e dos golpes que ainda doíam. Partiu sem rumo ou direção. Seguiu por ruas e estradas desconhecidas, até que seu corpo ficou exausto e teve que parar. Ali dormiu olhando as estrelas em cama de concreto e cobertor de papelão.
Acordou outro alguém; morador de rua, sem história, marginal. Tornou-se invisível. Passou a estender a mão e pedir moedas, mas recebeu em troca chicletes mastigados e olhares de desprezo. Porém, entre rostos desconhecidos e olhares vazios, ele também encontrou a bondade e abrigo daqueles que nada tem. 




1.  A ideia de escrever surgiu de uma história não dita. Eu conheci uma moradora de rua e em determinada ocasião questionei sobre o que fez com que ela fosse parar nas ruas, mas ela preferiu não entrar no assunto, já que isso a entristecia, então decidi criar uma história que representasse todas as histórias que não são contadas.

2. Foram três anos para escrever a história e, em meio a esse tempo, tive a minha casa assaltada, onde levaram tudo que a minha família tinha, incluindo o lugar em que eu escrevia. Isso me fez parar de escrever por um tempo, mas retornei um ano depois, recriando a história e começando do zero.

3. Palavras de rua foi o meu primeiro livro escrito. Antes disso não possuía qualquer pretensão em ser escritor.

4. O livro possui diversos poemas entre a narrativa, o que acabou fazendo parte do meu estilo de escrita nos livros posteriores.

5. Os personagens principais se chamam João e Maria.

Eu peço perdão, não foi minha escolha viver assim, eu nunca tive a intenção de ser notado, fazendo você ter de desviar teu caminho, mudar de direção, apenas por eu estar por perto.

6. Em nenhum momento da narrativa eu digo o nome da cidade em que João está e isso é proposital, pois eu quis que o leitor imaginasse a história próxima de sua realidade e convívio.

7. Algumas cenas me traziam tantas emoções que eu precisava de parar um pouco e retornar depois.

8. A primeira vez que fui na bienal foi quando fiz o lançamento de Palavras de rua, em São Paulo.

9. Quando recebi a proposta de tornar o livro em um longa-metragem não acreditei e precisei de um bom tempo para a ficha cair.

Palavras de Rua, 2019

10. O primeiro contato que tive com os leitores foi através do wattpad, onde publiquei a história e recebi diversas mensagens de apoio.

Biografia:
Felipe Saraiça é estudante de psicologia e, assim como Renato Russo, já morou em tanta casa que nem se lembra mais. Lançou sua primeira obra intitulada "Palavras de rua" em 2016, e a segunda, "Para onde vão os suicidas?", no ano de 2017. É um escritor que aborda a realidade em seus livros e vê na literatura uma maneira de representar as realidades invisíveis presentes na sociedade, dando voz para aqueles que não são ouvidos. Recentemente o seu livro “Palavras de rua” foi adaptado para longa-metragem e o filme vem emocionando o público.


Um comentário:

  1. Sempre uma honra participar de projetos ao lado de vocês. Obrigado pelo convite <3

    ResponderExcluir

Páginas