Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Dez Curiosidades sobre Céu de Menta, de Camila Martins



Camila Martins é escritora de diversos livros como Correspondidos e Marcados. Foi convidada para falar um pouquinho sobre Céu de Menta, um romance que vem conquistando cada dia mais leitores e aquecendo diversos corações. Agora conheça dez curiosidades do livro.


Sinopse: Ana e João são vizinhos. E o que separa suas casas é apenas um jardim. Mas, na concepção de João, a diferença dentro de cada lar era tão grande, que foi capaz de criar um universo que os separa além do gramado, gerando o seu planeta, verde e gelado e o de Ana, colorido e repleto de amor.
Ana é espectro autista, gosta de tudo lento para se adaptar. João, apesar de todos os seus pesares familiares, é dono de um coração de ouro.
Cada um com seu dom, seu jeito especial de enxergar o mundo e de reagir a ele. Aos dozes anos eles se conheceram, aproximando seus planetas tão opostos. Aos dezesseis eles já haviam construído um sentimento lindo e verdadeiro, além do imaginável.
A presença de João torna-se confortável para Ana. Ele é tranquilo como um céu matutino. A presença de Ana torna-se emocionante para João. Ela é surpreendente como um céu crepuscular. O amanhecer e o anoitecer... Tão opostos. Qual cor o céu deveria ter para uni-los?"


1. O nome Céu de Menta surgiu na hora em que eu pensei: preciso escrever um livro fofinho. Foi meio que instantâneo e eu amei.


2. A história foi formada a partir da criação do nome. Por que céu? Por que menta? E então comecei a escrever.


 


Eles sentam na calçada novamente. João deposita a caixa entre eles no chão e abre deparando-se com uma porção de pequenas pedras arredondadas e todas elas com papel colorido colados com fita adesiva. O garoto olha para Ana que o incentiva a pegar uma das pedras e ele se surpreende ao ler uma delas e ver que todas têm escrito a mesma coisa: Faz de conta que é uma estrela.


3. Ana Maria é espectro autista e eu a escrevi em homenagem à minha filha Mariana, as duas possuem o mesmo grau de autismo, só têm idades diferentes.


4. Usei da minha experiência como mãe de autista para criar a personagem Ana.


Poderia ele ser bobo demais por amar um simples abraço? Bobo é quem não entende o quanto eles são salvadores e poderosos. A junção de dois mundos num encaixe perfeito: o tamanho  mínimo do máximo do amor.

5. O livro não traz o autismo como vilão ou gerador de problemas. O autismo na história, vem para trazer esse tema à tona e para também trazer representatividade.


6. Apesar de ter Ana autista, o livro traz muito mais as problemáticas vividas por seu vizinho João, para dar esse contraste.


7. O livro também fala sobre depressão e sobre a busca por algo que preencha os vazios da alma.


8. É um romance adolescente muito doce, onde a amizade e o amor prevalecem em cada trecho.

Margaridas brincavam pelo ar e caiam nos cabelos de Ana, formando tiaras angelicais cuja beleza só se podia ser vista por seres celestes que pairavam pela imensidão, contemplando o primeiro voo da Flor que conheceu um sentimento novo.Aos olhos humanos, cegados pelas atribulações da vida material, Ana só estava girando e pulando feito criança por seu quarto. Mas aos olhos puros de quem acreditava na existência do incrível, Ana estava no mundo mágico, onde nascem as estrelas cadentes e os anjos do amor.

9. A escrita é em terceira pessoa, o que me permitiu derramar toda a minha poesia nas páginas.


10. Escrevi para que minha filha futuramente possa se sentir representada em uma linda história de amor.



Biografia: Nascida em julho de 1990, em Sapucaia do Sul, cidade da região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Cresceu cercada por familiares que amavam livros e assim desenvolveu seu gosto pela leitura e escrita. Seu autor preferido e principal inspiração é Érico Veríssimo, escritor também gaúcho.
Seu primeiro contato com a escrita começou aos 12 anos com contos e poemas, em seguida vieram livros. Em 2016, resolveu postá-los, deixando a vergonha de lado, em uma plataforma de leitura digital, sendo bem recebida pelo público.
Casada e mãe de uma menina, Camila se dedica em tempo integral à família e agora realiza seu grande sonho de ter seus livros publicados, tornando-se uma autora profissional.





Horário na bienal: dia 31/08 das 19h às 21h Estande P83, Grupo Editorial Hope, pavilhão verde, dividindo a mesa com a também autora Hope. Paula Mello.



Um comentário:

Páginas