Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 10 de agosto de 2019

Colunas Literárias:E-book e novos leitores

E-book e novos leitores



Por Paula Rocha Garcia


É fato e não podemos negar que vivemos na era digital, onde estamos a maior parte dos nossos dias conectados e, por conta disso, tudo tem que ser feito em um click, rápido e instantâneo. Sentimo-nos decepcionados quando algo não vem de uma hora para a outra, sentimos preguiça de fazer determinadas funções pelo simples fato de que o processo será lento e muitas vezes angustiante. 

Ler livro é um processo demorado, mas garanto a vocês que vale muito a pena. E claro — como tudo nessa vida evolui —. hoje temos o nosso queridinho e-book, que veio inicialmente para facilitar a vida dos universitários, mas que posteriormente fez as editoras aderirem aos poucos essa nova tecnologia, trazendo o nosso conhecido livro físico e transformando-o em livro digital. 

Uma das vantagens é que o e-book é mais barato, pois ele não tem aquele processo todo de mandar para a gráfica, fazer a impressão e depois ser vendido pelas lojas. O que faz ser um atrativo e tanto para nós, consumidores. 

Sim, ler um livro digital acaba sendo mais rápido que ler o livro físico. E outra, por ser digital, você pode carregar seu livrinho para qualquer lugar e em qualquer tipo de aparelho eletrônico, seja celular, tablet, computador ou Kindle. O que é uma ajuda e tanto para que novos leitores possam criar o hábito de ler. 

Para nós, leitores antigos, creio que tenha sido difícil a adaptação ao novo método de leitura. Já para os leitores novos se tornou algo muito mais fácil e prático. Dá pra ler no ônibus, na fila do banco, no computador do trabalho, na cafeteria, na lanchonete, em qualquer lugar mesmo. 

Confesso que sou bem “old school”. Gosto de ter meu livro em mãos para ler, poder sentir a textura das páginas em meus dedos, sentir aquele cheirinho gostoso de livro novo, e quem é viciado em livros como eu vai concordar. Leio desde pequena e sempre carreguei comigo um livro. 

Mas, confesso também que com a vida corrida, cheia de compromissos e agenda apertada de uma adulta como eu, fica bem difícil carregar um livro por aí. Justamente porque passo a maior parte do dia fora de casa e já tem várias coisas ocupando minha bolsa, o que fez com que minha leitura fosse deixada de lado. E não teve jeito, me rendi ao e-book e hoje minha leitura se tornou bem mais frequente do que era há alguns meses. 

Então digo a você, querido leitor, leia, seja com o livro impresso ou digital. Seja artigo em um site ou um simples texto publicado em uma rede social. 

Leia. Porque ler nos faz ser seres pensantes, nos faz refletir sobre a vida. O ato de ler é encantador e libertador. Não deixe nunca de ler.


Encontre a autora em:

Facebook: Paula Garcia
Insta: @paulinhag.autora

2 comentários:

  1. Paulinha, que texto tão atual, ebook está mais popular que o preço da banana na feira. Por comodidade, todo mundo só quer saber de PDF, mas segurar um livro e passar as folhas saboreando enquanto lê, não tem preço e nunca terá. Bjos da Maga Prado

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS VC DEMONSTRA A REALIDADE ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO.SUCESSO NA SUA EMPREITADA.GOSTEI MUITO ATUAL E AINDA MENCIONA A TRADIÇÃO.

    ResponderExcluir

Páginas