Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Colunas Literárias: O maravilhoso mundo da Mafalda

O maravilhoso mundo da Mafalda

Por Elza Helena

Quem nunca leu uma tirinha com a personagem Mafalda do cartunista argentino Quino? 

Criada a mais de cinquenta anos, ela conquistou vários leitores em diversos países. 

Seu criador, um dos principais desenhista nesse gênero na América Latina, Quino sempre desenvolveu em suas tirinhas um trabalho ressaltando um humor inteligente. 

Em meados de 1965, ele foi convidado para criar um personagem para uma campanha publicitária de uma empresa de eletrodomésticos, cuja única exigência era que o nome do personagem começasse com a letra M. Assim surgiu uma menininha gordinha de vestido, cabelos negros e laço na cabeça, que amava os Beatles e odiava James Bond, com questionamentos críticos a respeito de tudo ao seu redor, sempre deixando os adultos embaraçados com tantas respostas difíceis. 

Mafalda fez tanto sucesso que nesse mesmo ano, ele começou a publicá-la semanalmente, colocando um toque crítico em torno dos temas que abordava a preocupação com a ordem social, a ditadura, o meio ambiente, as injustiças sociais, a influência negativa da televisão, o avanço tecnológico, entre outros tão atuais e que até hoje levam o leitor a uma reflexão dos acontecimentos a nossa volta.

Uma tirinha que achei interessante e que lembro sempre que falo na Mafalda foi a seguinte: a mãe da garota está saindo para ir ao supermercado e antes de sair diz para a filha não abrir a porta para ninguém, imediatamente a menina pergunta:

— Nem para felicidade?
Depois de nove anos de publicações quase diárias, Quino caiu na monotonia dos temas e discursos críticos, preferindo acabar com a Mafalda e nunca mais voltar a publicá-la. Porém, a personagem já havia se tornado querida em todo o mundo, por representar conflitos e assuntos universais.

As tirinhas da Mafalda são utilizadas com frequência em livros didáticos, em questões de provas e concursos, em revistas e jornais, continuando a ter espaço garantido entre os leitores do gênero. Divertindo e encantando pessoas de várias idades. Eu particularmente acho a Mafalda incrível, e você?


Encontre a autora em:

Facebook: Elza Helena
Insta: @elzahelenarodrigues

2 comentários:

  1. Mafalda é realmente maravilhoso! Amo demais!

    ResponderExcluir
  2. Elza, amo a Mafalda, que idéia feliz contar a história dessas tirinhas. Eu recortava do jornal e colecionava. Hoje tenho todas encadernadas pra ler a qualquer hora. Mafalda foi minha primeira amiga feminista. Bjos da Maga

    ResponderExcluir

Páginas