Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Colunas Literárias: Maratonas Literárias

Maratonas Literárias




Por Clara Magalhães

No mês de julho, descobri as maratonas literárias. Eu já tinha ouvido falar, porém nunca havia participado. 

Então, resolvi participar, já que estava de recesso no trabalho. Essa seria uma ótima oportunidade de colocar a leitura em dia, e ainda fazer essa nova experiência. 

Comecei com a maratona da Kindle, que foi organizada pela Juliana, do Nuvem Literária, Thaís, do Pronome Interrogativo, e a Melina, do Tea With Mel. Teríamos que ler do dia 06 de julho até o dia 12 o maior número de e-books que conseguíssemos. Lógico, que sem muitas cobranças. Era apenas uma maratona, e o que eu lesse já era lucro. 

Criei uma meta. Escolhi apenas três livros, que para mim, já era bastante, afinal teria que ler um livro a cada dois dias, sem estresse… 

Eu escolhi três por indicações das organizadoras. 

O primeiro foi Amizade, cacatuas e outras coisas fora de controle, da Mareska Cruz. 

O segundo foi No’Ha, do Leandro Pileggi, e o terceiro foi A máquina do Tempo, do H.G Wells, que seria para o clube Nuvem literária, pois eu já havia começado a leitura e agora iria finalizar. 

Confesso que amei a experiência. Tanto é, que logo em seguida eu comecei uma nova maratona: A Reading Rush, uma maratona internacional que tem como intuito convidar leitores de todas as partes do mundo para participar. 

Esse ano ela começou no dia 22 de julho, indo até o dia 28. Ela dura uma semana, só que engloba sete desafios, divididas em sete categorias. Bem maior que a da Kindle, mas tá valendo. É um momento de diversão. O objetivo é ler o maior número de categorias que conseguir, sem cobranças, elas são feitas para interagir e se divertir. 

As organizadoras criaram um site onde os participantes podiam criar um perfil e compartilhar nas redes sociais mostrando os livros que leriam durante a maratona. Interagindo assim com outros leitores brasileiros e de várias partes do mundo. 

Resume-se em criar sete desafios, e você escolhe quais deles quer fazer. 

Eu escolhi ler contos e antologias e assim colocar minha leitura em dia. 

Primeiro desafio: Ler um livro com a capa roxa ou que tenha detalhes de roxo, pode ser qualquer tonalidade da cor. 

Eu escolhi ler uma antologia, Nossos Dias, organizadora Flávia Duduche J. Magnane. 

Segundo desafio: Ler um livro inteiro no mesmo lugar, esse foi moleza. 

Escolhi o meu quarto, pois sempre leio antes de dormir, escolhi a antologia Flores no Deserto, organizadoras Bhetty Brasil e Talita Facco. 

Terceiro desafio: Ler um livro que você gostaria de ter lido ano passado. 

Eu escolhi 100 dicas para amar o seu corpo (como ele é) da Thati Machado. 

Quarto desafio: Ler o primeiro livro de um autor. 

Bem como a maioria dos textos que estava lendo eram de antologias, eu escolhi Aventuras no país das Maravilhas organizadora Meg Mendes e o conto foi o da Kalini kândria, Alice e seu pequeno dragão. 

Quinto desafio: Ler um livro de um personagem não humano. 

Eu escolhi um conto da mesma antologia Aventuras no país da Maravilhas, O sono do Arganz, do Rodrigo Ortiz. 

Sexto desafio: Ler um livro com cinco ou mais palavras no título. 

Esse eu já havia englobado no terceiro desafio, que foi o livro da Thati Machado, porém resolvi ler um conto da antologia Mulherão da Porra: sexo frágil é o Caralho, organizadora Vanessa Nunes. O texto foi o Além do espelho, da Alice Maulaz. 

Sétimo desafio: Ler um livro e assistir a sua adaptação cinematográfica. 

Esse foi mole, pois estava lendo o livro Especial, do Ryan O’connell, e assisti à série da Netflix. 

Adorei participar dessas experiências. O saldo foi bem positivo. Saí totalmente da minha zona de conforto. Aprendi muito. 

Já estou planejando uma nova maratona com um grupo daqui da minha cidade. 

Faça uma maratona com seus amigos, crie um grupo, bole os seus desafios, sem estresse e se divirta.


Encontre a autora em:

Facebook: Clara Magalhães
Insta: @cacalajoa

Um comentário:

  1. Achei tão legal vc escrever sobre maratona literária, porque eu tb participei de uma pela primeira vez em julho, num grupo do Whastapp o Ecos literários. Primeira semana tinha que ler 1 livros de 250 paginas. Na segunda semana, 1 livro nacional e na 3°, um livro de capa bem colorida e por fim, um livro parado há mais de 1 ano. Foi ótimo, enriquecedor e desenferrujou meus neurônios. Bjos da Maga

    ResponderExcluir

Páginas