Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Colunas Literárias: Dia Internacional da Juventude

O Dia Internacional da Juventude
- Ideais e Propósitos -



Por Lucas Vilela 

Foi em 1999 que a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) criou, por recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, o Dia Internacional da Juventude. Desde então, 

O dia 12 de agosto é celebrado mundialmente, objetivando a conscientização dos nossos jovens para que, deliberadamente, se assumam como representantes do futuro das nossas nações e do nosso planeta. 

Esse dia foi criado através da resolução de número 54/120 por uma iniciativa completamente original da ONU (Organização das Nações Unidas), conforme orientação durante a Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pela Juventude, conforme citado acima, em Portugal. Em 2010, comemorou-se o ano internacional da juventude, com foco em vários assuntos e debates relacionados ao diálogo, compreensão e responsabilidade dos jovens, de várias nações, a nível mundial. 

O primeiro Dia Internacional da Juventude foi celebrado em 12 de agosto de 2000, tendo como tema principal “A Juventude é o Futuro da Humanidade”, numa série de eventos, debates, palestras, etc, visando a formação de jovens com consciência social e econômica bem desenvolvida, além de tratar da consciência ambiental e humanitária, com o propósito de se construir um futuro justo e igualitário. 
Através dessas diretrizes, a ONU vem criando e estabelecendo programas mundiais de ação para a juventude, incentivando ações de cunho político e estimulando diversas condutas que visam e projetam melhorias na qualidade de vida dos jovens do mundo inteiro. 

A ONU entende que a juventude é uma etapa muito importante entre a infância e a maturidade no que tange a vida adulta, compreende várias idades, ideologias e culturas diferentes, uma vez em que se prospecta a nível mundial. 

Vale ressaltar que segundo a PEC da Juventude, qualquer indivíduo entre 15 e 29 anos é considerado como jovem, conforme prerrogativa aprovada pelo Congresso. Nesta mesma síntese, a organização premedita que jovens profissionais compreendidos dentre essa idade, devem ser valorizados na projeção de se criar projetos, metas e compliques que possam valorizar o futuro do país, ainda que a longo prazo. 

O IBGE, juntamente da ONU, realiza várias pesquisas nesse seguimento de seus projetos, estabelecendo que a história mundial é suficiente para provar quanto a força da juventude, nas mais diversas nacionalidades, realmente fizeram a diferença nas nações, possibilitando que enfrentamento e superação de crises, agindo de forma a permitir às sociedades se tornarem mais importantes e expressivas em vários sentidos.

A ONU ainda acredita que a juventude sempre se portará de forma importante nas buscas de identidade, gênero, ideologias, etc, afim de se tornar automaticamente responsável por criar e definir o perfil das novas gerações, espera-se que essa força possa assumir cargos importantes no governo e em grandes empresas, de forma a recriar toda a nossa sociedade. 
A cada ano, a organização insere temas diversos e estuda possibilidades de os introduzir na sociedade, essas temáticas vêm ganhando força e relevância pública, conquistando avanços significativos para a organização. 

O Dia Internacional da Juventude, além de ser uma data comemorativa, é referência, e conduz diversas entidades para movimentos sindicais, sociais e populares ao redor do mundo, visando trazer mais visibilidade e importância para os movimentos da juventude nas nações. 

Os movimentos vêm se manifestando de várias formas e possibilidades, desde atos públicos a debates em prol da defesa dos próprios direitos da juventude como um todo. Considerada como uma data de grande importância, é vista como uma grande oportunidade para cultivar a juventude brasileira para que se torne capaz de ouvir e reconhecer opiniões distintas, estimular a resolução de conflitos, resgate da dignidade humana e, principalmente, viabilizar possíveis medidas para a construção de um futuro digno e com potencial para as futuras gerações.

Para 2019, a ONU introduzirá o tema “Como transformar a educação a partir do jovem”, com a expectativa de fomentarem a educação, incentivando habilidades que, em suma, não são encontradas em sala de aula, tratando-se de assuntos e problemas enfrentados pela juventude mundial, com objetivo de estimular aos jovens a promoção da saúde, o bem estar e a cultura. 

Atualmente, o programa mundial de ação para a juventude desempenha um papel extremamente importante ao que tange o desenvolvimento da juventude, esforçando-se parar criar medidas afim de estimularem a capacidade dos jovens, aumentar a qualidade e quantidade de situações e oportunidades para que estes mesmos jovens possam vir a ter uma participação completa e efetiva na construção da sociedade, a longo prazo, sempre visando desempenho, estruturas e melhorias para a população mundial.


Encontre o autor em:

Facebook: Lucas Vilela
Insta: @lucasvilelaautor_

Um comentário:

  1. Lucas,muito legal vc falar de juventude. Devemos sempre promover a leitura para nossos jovens e ampará-los sempre. E lembrar que mesmo aos 60 anos como estou agora, nossa alma continua jovem. Bjos da Maga

    ResponderExcluir

Páginas