Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

domingo, 11 de agosto de 2019

Colunas Literárias: Dia dos Pais

O papel do pai como influenciador de novos leitores


Por Roberta Costa

“Mãe faz isto, mãe faz aquilo. Mãe é isto, mãe é aquilo”. Sim, mãe é tudo de bom! 

Contudo, hoje peço licença das mamães de plantão para pensarmos um pouquinho sobre o papel do pai. Entenda que, aqui, refiro-me às figuras maternas e paternas, então, pais, irmãos, avós, tios, padrinhos, entre outras pessoas importantes na vida de uma criança, sintam-se abraçados. 

Na sociedade atual, o mais comum é vermos a mãe em evidência, não que o pai não participe, mas convenhamos, na grande maioria das vezes a maior carga física e emocional é dela. Hoje, Dia dos Pais, peço que reflitam um pouco sobre as diversas formas que um pai pode construir um vínculo afetivo forte e positivo com seus filhos. 

Participar do dia a dia da criança, da vida escolar, das questões relacionadas à saúde, enfim, dedicar um tempo de qualidade. Observem que há diferença entre “qualidade” “quantidade”, não adianta ter um dia inteiro com seu filho e deixá-lo na frente da televisão enquanto você fica, por exemplo, no celular ou no computador. Aproveite o seu tempo com ele! De quais brincadeiras ele gosta? Você conhece alguma brincadeira que possa ensinar para a sua criança? 

Pai, o tempo que passa com o seu pequeno é muito importante, pois o auxilia em seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Uma atividade simples que vocês podem fazer juntos é a leitura. Se a sua criança ainda não aprendeu a ler, leia para ela, deixe livros da faixa etária de seu filho sempre à disposição para que ele os manuseie e observe as ilustrações. 

Por que introduzir as crianças — mesmo as novinhas — no universo literário? Olha só de quantas formas a leitura pode ajudá-las: 

  • Aumento do vocabulário e do conhecimento: Contato com novas palavras dentro de um contexto auxilia a criança, e até mesmo o adulto, a melhorar seu vocabulário. Vale ressaltar que as histórias, mesmo as infantis, proporcionam um mundo de conteúdo sobre cultura e diversos temas relevantes para reflexão sobre a vida e a forma de viver;
  • Desenvolvimento da interpretação de texto e situacional: Dificuldades na interpretação podem ocasionar desentendimentos entre as pessoas e diversos erros em provas. O estímulo à leitura na infância desenvolve o senso crítico e capacidade de raciocínio, a criança começa a ponderar mais cada situação e a desenvolver melhores argumentações;
  • Estimulo à criatividade: A literatura instiga o imaginário infantil e adulto, o que é essencial para criar histórias próprias. A leitura estimula a criança a pensar de várias formas sobre um assunto, a pensar “fora da caixa”, auxiliando-as a trabalhar os próprios sentimentos e emoções.

Então, papai, que tal fazer parte da vida de seu filho de uma forma divertida e prazerosa e ainda estimulá-lo em seu amadurecimento sócio-afetivo? Tenho certeza de que não se arrependerá! 

A todos, um ótimo DIA DOS PAIS!


Encontre a colunista em:

Facebook: Roberta Costa
Insta: @livros.da.beta

Um comentário:

  1. Seu texto é bem oportuno e traz um bom alerta aos papais. Não exiate nada mais gostoso do que ler junto com quem a gente ama, sendo uma das formas mais ricas de empregar o tempo. Bjos da Maga

    ResponderExcluir

Páginas