Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

domingo, 25 de agosto de 2019

Colunas Literárias: De onde vem a inspiração?

De onde vem a sua inspiração?


Por Paula Rocha Garcia

“Inspiração: substantivo feminino; ¹Ideia repentina e momentânea, normalmente genial; iluminação. ²Algo ou alguém que inspira, que incita a capacidade de criação.”
Definição do dicionário

Inspiração é extrair de algo ou alguém aquilo que evoca em meu ser algum sentimento especial, que eu logo penso “Opa! Que interessante isso!”.

Nós — meros seres humanos — desde que nascemos e começamos a nos relacionar, buscamos inconsciente ou conscientemente, criar nossa identidade baseada em pessoas que nos inspiram e que estão ao nosso redor.

Estamos constantemente buscando inspiração na nossa vida. Seja em um livro que lemos, uma música que ouvimos, uma paisagem, uma pessoa. Inúmeras são as coisas que podem nos trazer inspiração. E, claro que no mundo da literatura não é diferente.
A inspiração é muito importante para o processo criativo de um escritor. É ela que faz nossa mente viajar e ter ideias para colocar algo no papel que fará o leitor ter uma experiência única e adentrar no mundo de coisas incríveis que o autor pode nos oferecer. Que nos faz ter aquela sensação quando começamos a ler um livro de “uau, é tão maravilhosa a história que está sendo contada que eu preciso devorar as páginas para saber o final”.

Eu, por exemplo, como escritora procuro buscar minha inspiração em momentos que passei, nos meus sentimentos e também nos livros que li e autores que gosto. Nada mais gratificante que escrever algo com intensidade que reflete o que sinto e que posso transferir para meu leitor aquele sentimento — de felicidade, raiva, emoção, paixão, tristeza, ou qualquer outro tipo de sensação — e instigar o leitor a pensar sobre como essas sensações afetam a nossa vida.

Claro que não é tão fácil quanto parece ter inspiração. Muitas vezes temos a ideia do que queremos transmitir, mas nos falta a forma para colocar no papel. A inspiração não surge de um planejamento prévio. Você não pode simplesmente pensar “amanhã vou estar com inspiração para escrever aquele texto que preciso”.

Mas você pode buscá-la. Saia de casa, vá até um local que admira e acha bonito. Sente-se no banco daquela praça, veja pessoas e coisas ao seu redor e busque a inspiração nelas.

A inspiração é muito importante para que a nossa vida seja uma experiência única, maravilhosa e incrível!


Encontre autora em:

Facebook: Paula Garcia
Insta: @paulinhag.autora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas