Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Colunas Literárias: Antologias e novos autores

Antologia para novos autores – Realidade ou Fantasia?

Por Danny Tavares

Muito se tem falado no mercado editorial sobre antologias, muitas editoras têm se rendido a este novo método de publicação, então neste primeiro artigo, nesta nova casa e como colunista pela primeira vez, gostaria de compartilhar com os novos autores e aqueles que gostariam de se lançar neste mercado literário, as vantagens e tudo que envolve uma publicação deste tipo. Acredito que este trabalho pode ser um grande passo, para novas empreitadas, foi pra mim e espero que seja para vocês. 

Primeiro gostaria de deixar uma descrição do que seria Antologia, para aqueles que não conhecem, e, para os que conhecem, uma lembrança:

Antologia é o conjunto formado por diversas obras literárias que exploram uma mesma temática, período ou autoria.
Na literatura, por norma, as antologias são formadas por diferentes textos, que são organizados dentro de um único volume, formando uma coletânea (coleção) de obras que abrangem um tema, período histórico ou autor especifico.
Este tipo de publicação é composta de um edital informando o tema, tamanho do conto, valor de cotas a serem pagas e tempo de contrato e de publicação entre outras informações básicas, é sempre bom ficar atento.

Temos produções como essa de diversos gêneros. Procurei, como primeira experiência, uma que tivesse a ver com que gosto de ler que é o romance e o erótico, mas na verdade conheci este tipo de trabalho através de uma autora brasileira que escreve o mesmo gênero que eu. E compartilhou o edital de uma proposta com a segunda temática.

Com incentivo de uma amiga, também autora, que já conhecia e participava deste tipo de publicação, me arrisquei e fiz meu primeiro conto. A principio não havia considerado participar de outras, mas aí apareceram oportunidades e acabei com três antologias aguardando publicação. 

Antologias precisam ser selecionadas por você de forma a acrescentar algo em sua caminhada como autor ou autora, ela não pode simplesmente, por que você investe um valor e seu conto é publicado, ser tratada como mais um livro com seu nome, você precisa saber se a pessoa que organiza é conhecida por outras antologias ou editoras, se o seu conto foi revisado devidamente, se você realmente atendeu a temática do que foi pedido, enfim o (a) antologista tem que lhe acrescentar conhecimento, aprendizado e feedback. 

Não tinha pretensões a ser autora, na verdade sempre gostei de escrever para colocar minhas ideias no papel, já que a mente é muito acelerada, mas, diferente de muitos, considerei explorar esse tipo de trabalho a meu favor, um passo de cada vez para, quem sabe um dia, ter oportunidade de uma publicação tradicional, uso as antologias a meu favor para mostrar o meu trabalho, e tenho certeza que está valendo muito a pena. 
Danny Tavares

Este tipo de publicação é uma forma bem legal de se divulgar, mas precisa ser feita de uma forma correta, então minha dica é: pesquise bastante, conheça a editora pela qual será publicado, pois seu investimento precisa ter retorno, ao menos de conhecimento, você está investindo em seu sonho, e do que adianta você ficar feliz com a seleção de seu nome, se não há um feedback sobre o que escreveu?

Escolha pessoas idôneas, escolha bons trabalhos, se reinvente, por mais que você, assim como eu, goste de escrever um gênero especifico, saiba que se arriscar em outros projetos é muito interessante, você aprende com outros autores, estimula a sua escrita criativa, e conhece pessoas realmente empenhadas a te mostrar o que você pode fazer, e que ir além é necessário.

Quero dizer a vocês que nessas minhas primeiras experiências aprendi muito, e o que tirei foi foi superação e aprendizados incríveis. 

Obstáculos teremos sempre, mais quando se faz aquilo que se ama, tudo acaba entrando nos eixos.
Tenho certeza que estou no caminho certo, mas, a maior certeza de todas é saber que o que eu escrevo está sendo escolhido não só porque estou pagando e sim porque toca o coração das pessoas. 

Curta este momento e lembre-se você é seu melhor divulgador, se você não acredita no que escreve, ninguém mais o fará. 

Beijos carinhosos e até a próxima, porque gostei de conversar com vocês!


Encontre a autora em:

Facebook: Daniele Tavares
Insta: @dannytavaresoficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas