Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 25 de julho de 2019

25 de julho: Dia do escritor


Hoje é dia 25 de julho de 2019 e nesse dia comemoramos o Dia Nacional do Escritor.

A comemoração foi instituída no dia 25 de julho de 1960 pela União Brasileira de Escritores e, desde então vem sendo representada todos os anos.

Muitas pessoas tendem a romantizar ou desvalorizar o trabalho de um escritor, talvez por falta de conhecimento ou mesmo pelo simples fato de não se trazer como se deve essa profissão.

Ao contrário do que muitas pessoas dizem, ser escritor não é só escolher um tema e sair escrevendo como se fosse a coisa mais fácil do mundo e como se a nossa cabeça fosse um poço de criatividade infinita e, a qualquer momento, possa surgir um livro de 400 páginas, mas não é bem assim que funciona.


Em primeiro lugar escritores são seres humanos e não robôs, apesar do que algumas pessoas dizem a respeito do nosso Mestre dos Magos da Literatura, Rodrigo Ortiz, também há um ser humano ali dentro que trabalha e muito para produzir intensamente o que se espera ou mesmo o que nós mesmos nos cobramos enquanto criadores.

Ser escritor é também um trabalho, por vezes fácil é bem verdade, mas por vezes é difícil e bem difícil.


“Nenhum escritor pode criar do nada. Mesmo quando ele não sabe, está usando experiências vividas, lidas ou ouvidas, e até mesmo pressentidas por uma espécie de sexto sentido.”
Erico Verissimo

Mas o que torna o trabalho do escritor difícil, afinal, ele está sempre escrevendo, a mente dele teve ter ideias brotando sem parar e aí é só sentar e escrever, não é?

Como eu gostaria de responder a esse questionamento com um belo e grande SIM, mas, infelizmente não é assim que funciona.

Há muitos desafios quando se fala em ser escritor. Existem prazos, temáticas, formas e jeitos específicos de escrever determinados textos entre outras coisas que envolvem esse universo que é escrever, por isso, muito cuidado ao dizer que escritor é fácil.

Sempre há espaço para novos escritores no mercado editorial e sempre há espaço para se começar a trilhar um caminho que, muitas vezes, expressa muito mais dor do que alegria.

Quando se consegue ver o sonho que se pensou, pronto é uma alegria infinita, mas o processo gestacional dele é permeado por grandes ansiedades e frustrações.
Aos colegas e amigos de profissão o nosso parabéns!
A todos aqueles que querem participar desse universo grandioso que é a literatura a gente deseja que sejam bem-vindos ou mesmo divirtam-se!

Estamos aqui para, juntos, construir um novo momento para nós mesmos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas