Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

#SETEMBROAMARELO: Uma iniciativa pensada no cuidado ao próximo e na prevenção ao suicídio

No último mês a literatura nacional ganhou dois presentes muito importantes não só para o mercado literário, mas também para todos que gostam de leitura nacional e de auxiliar o próximo!

A proposta começou logo após a Bienal do Livro 2018 de São Paulo. Através da iniciativa de Marlos Miranda e Vanessa Nunes.

Dois dias depois os textos começaram a chegar desesperadamente. Qual o motivo?!

O projeto tinha por objetivo construir uma antologia com a temática de prevenção ao suicídio e poderia ser composto por contos, poemas e textos que falassem sobre a proposta e mais do que isso, que pudessem trazer conforto a quem pretendesse ou optasse por esse meio para que, de alguma forma pudesse sanar sua dor e seu sofrimento.

O prazo para entrega de todos os textos era até dia 25/08 e a proposta era lançar a antologia no dia 01/09 e já começar o mês auxiliando a prevenção

Uma missão um tanto simples para os organizadores desse belo trabalho, certo?! Errado!!

O cuidado e a preocupação de autores foi mais do que imaginavam... 168 textos ao todo chegaram para serem avaliados, aprovados, revisados, organizados, diagramados e lançados, mas ainda assim a coisa não foi tão fácil assim.

Todos os contos precisavam de avaliação psicológica, afinal de contas não seria possível fazer uma antologia sobre prevenção de suicídio com algum gatilho não é mesmo?!

O processo foi longo, demorado, cheio de percalços, mas finalmente 80 TEXTOS foram aprovados e DOIS VOLUMES SURGIRAM, ISSO MESMO, UMA DUOLOGIA que prevê o combate ao suicídio e, nas palavras dos organizadores:

"Eu, como organizadora, me sinto realizada com este projeto, que tem sido nada menos do que incrível. Não apenas profissionalmente, mas pessoalmente porque cada texto obtido nesta antologia é único. Além de nos fazer pensar, e muito, sobre a maneira com que agimos, tanto com nossos pensamentos quanto com nossas ações, sobre o que cada um de nós pode fazer, pode ser. Que podemos sim fazer a diferença na vida de um suicida. 
Por vezes, a depressão nos desvia do caminho, e precisamos nos lembrar em como é olhar na direção certa. Queremos sempre mais sem pensar ou até mesmo nos dar conta daquilo que já conseguimos. E só quando paramos de nos comparar com os outros e olhamos pra nós mesmos é que começamos a perceber como já somos felizes. 
A depressão te faz prisioneiro, e o pior disso é lembrar que o seu carcereiro é você mesmo. Viver trancado em sua própria mente é muito mais doloroso do que muitas doenças. 
E você, amigo...
Não basta que ajudemos apenas em setembro, não adianta postar em suas redes sociais que está aberto aos seus amigos para diálogo e quando um amigo precisa, você fecha aquela porta.Afinal, as pessoas não se suicidam apenas em setembro. Temos outros 335 dias no ano para ajudar, para estender as nossas mãos. Tempos difíceis sempre revelam aqueles que devemos levar conosco para sempre.
Ajudem. Estendam as mãos. Sejamos solidários o ano todo. Não adianta vestir a camisa amarela de prevenção apenas em setembro. Você, eu, e cada um de nós pode sim fazer a diferença na vida de alguém, podemos sim salvar uma vida. Seja esta diferença que você quer ver no outro".
Vanessa Nunes

"Participar desse projeto como autor e organizador foi uma experiência única.  O suicídio já é um problema de saúde pública que atinge cerca de 800 mil pessoas no mundo por ano, segundo a Organização Mundial de Saúde. A pesquisa vai além, para cada 1 pessoa que comete o ato, 20 já tentaram.  O assunto já foi escondido.  Temido.  Evitado.  Romantizado. Contudo, vivemos um momento em que ele não pode e não será calado. Vamos falar sim sobre o suicídio.  Vamos compartilhar sim relatos.  Vamos mostrar através da arte que é possível sim vencer. Que ainda existe solução.  Que há pessoas no mundo de braços abertos e corações cheios de amor, dispostos a ajudar".

Estamos juntos nesse movimento. 

Marlos Quintanilha

Confira também esse projeto maravilhoso na Amazon:

Volume I - Grátis até sexta-feira dia 05/10

Volume II - 



Ajude também nessa causa. Toda renda arrecada será revertida para o CVV (Centro de Valorização da Vida)

#Suicídionunca

Um comentário:

Páginas