Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Escrita perfeita ou perfeição na escrita?

Escrever dá trabalho?! O que você acha?!

Posso dizer que escrever não é fácil, mas quando vemos o texto pronto ele nos emociona e faz com que sintamos todas as emoções que sentimos quando estávamos montando nosso texto.
Em um primeiro momento é possível, e geralmente acontece, que nosso texto possa não estar pronto para apresentarmos para alguém. É nesse momento que é importante fazer uma revisão do seu texto e, possivelmente, reolhar algumas coisas que possam estar despercebidas no primeiro momento.

É no momento da revisão que nos deparamos com algumas coisas que nos movimentam e tocam de alguma maneira, por exemplo, aquele trecho ambíguo, os trechos incompreensíveis, enfim, tudo aquilo que pode deixar seu texto sujo ou mesmo com um sentido que você não gostaria.

Maaaaaaaaaaaas... Não é tão simples assim, sabe por quê?!

Somos pessoas diferentes e nossos textos são pautados no que estamos sentindo no momento. Quando chega o momento de olhá-lo e transportá-lo para um novo mundo descobrimos muitas coisas sobre nós mesmos e a pergunta que fica é: Queremos escrever de forma perfeita ou queremos ter a escrita perfeita?!

As duas coisas parecem iguais não é mesmo?! Mas tem uma diferença significativa entre elas.

Escrever de forma perfeita é saber que, mesmo com erros, o texto tem a nossa cara e isso é importante porque ele tem essência e tem o nosso sentimento sempre pronto para nos tocar de forma inesperada e, além disso, saber tocar o leitor de forma a preencher uma parte dele que será possível somente com o seu texto, nenhum outro. Cada construção é única e mesmo que existam outras, a sua será sempre aquele espaço que ninguém mais preenche.

Mas não vá se achando não porque isso é difícil sim, não é simplesmente escrever e mostrar o que fez, fazer uma produção não é escrever uma dissertação, é trazer para o papel verdades emocionais e sentimentais que temos, muitas vezes ocultas.

Agora... Ter perfeição na escrita é querer transformar seu texto em algo extremamente perfeito, é procurar agradar não só a você mesmo, mas também a todos os críticos que você conhece, ouviu falar ou mesmo nem se quer sabe da existência.

Perfeição na escrita é perfeccionismo, é autocobrança, isso causa em nós, muitas vezes um sentimento de incapacidade.

O que fica de tudo isso é: você não é inútil, você conseguiu chegar onde muitas pessoas que te acompanham torceram por você e outros, que ainda querem chegar buscam inspiração em você!

Seja você! Seja um escritor! Mais coração e menos cobrança, é um bom meio de ir se melhorando aos poucos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas