Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

BIBLIOTECA DE SP USA MEMES PARA ALERTAR USUÁRIOS





Fotos: Reprodução Facebook/ Biblioteca Terezinha França de Mendonça

Todo bibliotecário sofre com a falta de costume do leitor quando ele termina uma pesquisa ou uma leitura. Após a consulta ou ao fim do período de empréstimo de um exemplar, devolva o livro ao bibliotecário, para que ele dê baixa no sistema e coloque, em seu devido lugar, o livro na prateleira correta. Organização em uma biblioteca é fundamental para achar os títulos.

 Em Hortolândia, interior de São Paulo, o fato de os usuários colocarem o livro de volta na estante, sem saber onde e como estavam colocando, estava transformando a Biblioteca Terezinha França de Mendonça Duarte, no centro da cidade, em uma bela bagunça. Os funcionários, percebendo que durante as férias, quando este hábito começou a realmente virar um problema, os leitores eram em sua maioria jovens, decidiram falar na língua deles que, encarecidamente, devolvessem os livros de forma correta.



A linguagem dos memes nunca foi tão importante.


O bibliotecário Rafael Antonio da Silva conta que após a decisão de utilizar de textos e imagens completamente informais, cartazes e lembretes foram espalhados por todo o lugar. Se você pegasse um livro despretensiosamente e arriscasse devolvê-lo da forma incorreta, um meme estava bem ali para te lembrar da coisa certa a se fazer.  "A guarda dos livros fora da ordem correta de arquivamento além de bagunçar o acervo ainda pode resultar na perda da obra", explica Rafael. 

A repercussão veio após o funcionário postar em um grupo do Facebook seus novos avisos da
biblioteca. Os colegas de profissão acharam uma ótima aposta e prometeram conversar com os responsáveis dos locais em que trabalhavam para implementar a iniciativa. "A publicação viralizou. Tivemos um alcance de mais de 30 mil pessoas, várias curtidas e compartilhamentos (algo muito além de qualquer expectativa). Fiquei muito contente por poder influenciar de alguma maneira positiva o trabalhos dos meus colegas", confessa Rafael.


Parabéns pela inusitada iniciativa! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas