Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 9 de junho de 2018

Escrever com vilões

Observamos que há um grande número de novos escritores surgindo e junto com eles vários novos universos, sejam eles conhecidos e remondados ou mesmo com novas características e personagens.
Entretanto, nem sempre trazer tudo isso a toda é fácil, muitos são os desafios que autores têm para conseguir transcender tudo o que está em sua mente para o papel e, além deles, outras figuras aparecem os chamados vilões da escrita. Alguns são bem expressivos como por exemplo o tempo que também pode ser um grande ajudante, ou mesmo a Internet que ajuda na hora de colocar as coisas no papel, mas, por outro lado, torna-se nossa inimiga quando combate a concentração.
De todos os vilões da escrita, o que mais encontra significado na vida de todo escritor é o bloqueio criativo. Esse é um dos, se não o maior vilão da vida de um escritor. 
Mas... A pergunta que convido todos a fazer nesse momento é: O que fazer quando isso acontece?
Ao analisar essa questão surge em nossa mente algumas ideias que podemos pensar... Será que bloqueio criativo é um convite silencioso à desistência?! Ou é uma ferramenta de análise?!
Quando se fala em desistência por conta de desse fator temos grande parcela de anônimos com a dificuldade de trazer à tona o que se pensa ou sente.
A proposta nesse texto é olharmos esse vilão da escrita de forma mais psicológica.
Ao escrever, todo escritor coloca uma parte de si mesmo na construção de suas ideias e quando surge o bloqueio criativo a primeira interrogação que se tem é: será que eu sou bom o suficiente/bastante pra isso?
A resposta para isso é sim! Você é capaz! O bloqueio é a oportunidade que você tem de verificar alguns pontos seus:

1. O que essa parte do texto está querendo me dizer?

2. Qual parte de mim não está sendo vista e causando essa pausa?

3. O que eu ainda não quero contar para mim mesmo sobre mim?

4. O que preciso trabalhar em mim para conseguir desenvolver esse projeto?

Esses são alguns dos pontos que temos como marco inicial para mudar nosso olhar sobre o bloqueio criativo.
Nem sempre todos os vilões que temos querem nos prejudicar, na verdade, ouso dizer que, psicologicamente falando, a grande parte desses vilões são, nada mais nada menos, que verdadeiros auxiliares e expressões nossas. Para alguns podemos olhares eles são o que chamamos de sombra, local que guarda tudo aquilo que nos incomoda de alguma forma, mas não se preocupem, não é nada ruim para nós não, muito pelo contrário, é muito bom, faz com que possamos nos expressar de acordo com nossas perspectivas, basta entender, compreender, apreender e trazer à toa da melhor forma possível.

Agora, quando você tiver um bloqueio criativo pense sobre você e o que ele quer te dizer vai ver como a história vai fluir de uma forma bem inesperada.

Mas cuidado pra não usar o bloqueio criativo como forma de postergar o seu projeto, isso é procrastinação, kkkkk.

Olho no bloqueio!
Boa escrita!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas