Novidades!

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 1 de junho de 2018

ARTIGO: Por que livrarias estão fechando e mais livros sendo lançados?

Crédito: Reprodução Internet

Livrarias ganham 50% do preço de capa de um livro. Isso significa que quando todos os profissionais são pagos após construírem o produto, o valor precisa dobrar para pagar a estante em que ele será colocado. O valor não é justo, mas é real.

Ouço muitos leitores se lamentando quando uma livraria fecha as portas. Meu único lamento vai para os livreiros que perderam seus empregos. De resto, a literatura nacional — e internacional — vai muito bem, obrigada. O

Os números são alarmantes. A FNAC fechou as portas de 4 lojas este ano, a Saraiva deu adeus aos leitores de pelo menos 13 lojas em 2017 e as livrarias independentes são artigos de luxo nos dias de hoje. Mas, a pergunta que fica é: por que tantos livros são lançados dia após dias no Brasil?

A resposta é simples: cansaço. É bem verdade também que pagam-se centenas ou milhares de reais para lugares de destaque nesses ambientes. Achou que a vitrine era apenas dos best-sellers? Não, é também de quem paga mais. As editoras menos afortunadas, porém com a mesma ou superior qualidade dos livros, acaba ficando para trás e contando com a sorte de alguém se interessar pelo assunto e perguntar a algum livreiro.

Estamos em crise, então é normal as empresas enxugarem aonde podem. E as menores? Bom, a moda agora é fazer lançamentos em cafeterias, bares, restaurantes, locais públicos, pontos turísticos ou tudo o que a criatividade pode proporcionar. E a porcentagem? Toda deles!

Mesmo olhando para este cenário todo, a real preocupação e vilã das livrarias é a internet. Lojas como a Amazon faturam milhões apenas com 30% dos valores de capa. E para ficar em destaque? Ganha o primeiro lugar quem vende mais! Façam suas apostas, dividam o peso da divulgação com os autores e faturem pela quantidade.

No fim, a literatura não morre porque uma livraria fecha a porta. Ela se desenvolve e prospera de outras formas. Continue divulgando seu autor nacional predileto, faça o boca a boca e vá aos lançamentos diferentões deles. Vale a pena.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas